FC Porto com ciclo infernal pela frente
Depois do corrente hiato competitivo motivado pelos compromissos das seleções nacionais, o FC Porto apresta-se para enfrentar um ciclo verdadeiramente infernal de seis jogos num curto espaço de 24 dias, o que na teoria dá uma partida por cada quatro dias. Uma sequência complicada e com jogos de elevado grau de dificuldade enorme, que contempla uma deslocação ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica e dias depois com a também complicada receção ao Barcelona, o favorito a vencer o grupo dos dragões.
Sérgio Conceição está a preparar a equipa ao mais ínfimo pormenor, tentando que os reforços se integrem o mais rapidamente possível e que a equipa, no seu geral, se exiba em patamares superiores aos evidenciados nas quatro primeiras jornadas do campeonato, onde somou três triunfos suados e não foi além de um empate com o Arouca, resultado que impediu o FC Porto de se isolar na liderança sem companhia.
A próxima sequência de seis jogos começa com uma saída difícil ao terreno do Estrela da Amadora, um dos promovidos à Liga portuguesa na época passada. Depois das dificuldades sentidas nas visitas a Moreira de Cónegos e Vila do Conde, onde os dragões passaram incólumes, mas só depois de iniciarem duas reviravoltas ao cair do pano, é expectável que os portistas vão encontrar pela frente um adversário destemido, apostado em tirar pontos aos azuis e brancos.
Depois segue-se uma viagem até Hamburgo, na Alemanha, onde os dragões medem forças com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, que têm de jogar em casa emprestada devido ao conflito que permanece no seu país devido à invasão da Rússia. Será mais um teste a transpor pelo conjunto orientado por Sérgio Conceição, que no plano teórico discutirá com o Barcelona o primeiro lugar do grupo em que estão inseridos na Champions.
No regresso ao campeonato, o FC Porto recebe no Dragão o Gil Vicente, uma equipa que nas últimas visitas tem provocados calafrios aos azuis e brancos. Na semana seguinte, haverá o segundo clássico da temporada entre FC Porto e o Benfica, agora na Luz, depois de os portistas terem perdido, por 2-0, a Supertaça Cândido de Oliveira, na final disputada em Aveiro. Os dragões costumam dar-se bem no reduto dos encarnados e agora têm uma oportunidade de retificar o resultado averbado no primeiro compromisso oficial da temporada.
Depois do escaldante Benfica-FC Porto, o conjunto orientado por Sérgio Conceição terá mais uma partida exigente com o Barcelona, o adversário mais categorizado e com melhor historial que vai defrontar na fase de grupos. É o regresso de Deco, agora na pela de diretor desportivo dos culés e dos portugueses João Cancelo e João Félix ao Dragão, onde encontrarão Diogo Costa e Pepe, companheiros na seleção nacional.
Para fechar este ciclo exigente de seis jogos em 24 dias, os portistas recebem em casa o Portimonense, um jogo que antecede novamente paragem para os compromissos das seleções nacionais.
PRÓXIMO CICLO DE JOGOS DO FC PORTO ATÉ À NOVA PARAGEM POR CAUSA DAS SELEÇÕES
DIA COMPETIÇÃO JOGO
15/9 Liga Estrela da Amadora-FC Porto
19/9 Champions Shakhtar Donetsk-FC Porto (Hamburgo)
24/9 * Liga FC Porto-Gil Vicente
1/10 * Liga Benfica-FC Porto
4/10 Champions FC Porto-Barcelona
8/10 * Liga FC Porto-Portimonense
* Datas sujeitas a confirmação por parte da Liga Portugal