FC Porto suou, mas manteve-se 100% vitorioso fora de casa - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
FC Porto suou, mas manteve-se 100% vitorioso fora de casa - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: arranque forasteiro assim não se via há quase 30 anos... e deu título

Última vez que o FC Porto tinha vencido os cinco primeiros jogos fora da Liga datava de 1996

Com maior ou menor dificuldade, o FC Porto manteve, em Moreira de Cónegos, o registo perfeito como visitante na edição 2025/26 da Liga, com cinco vitórias nos cinco primeiros jogos disputados nessa condição.

Um registo que só foi alcançado pelos dragões em quatro épocas nos seus 132 anos de História, a última das quais já bem longínqua. Aconteceu em 1996/97, era António Oliveira o treinador dos azuis e brancos, uma temporada que terminaria com os azuis e brancos a festejarem a conquista do terceiro dos cinco campeonatos do Penta.

Galeria de imagens 39 Fotos

Nessa campanha, a equipa que contava, entre outros, com jogadores como Jorge Costa, Aloísio, Sérgio Conceição e Mário Jardel, chegou mesmo aos 11 triunfos consecutivos fora de casa. Só o Estrela da Amadora, à 22.ª ronda, conseguiu travar o FC Porto, com um empate a duas bolas na Reboleira. Um recorde que resiste até aos dias de hoje.

De resto, as outras duas épocas em que os portistas conseguiram vencer as cinco primeiras partidas fora de casa no campeonato foram 1990/91 (Artur Jorge estava ao leme) e 1939/40 (o técnico era Miguel Siska). Não obstante o mérito e a importância dos bons arranques, importa referir que semelhante façanha nem sempre se traduziu na conquista do título nacional: em 1990/91, os dragões acabaram por ficar em segundo lugar; festejou o Benfica, que superou o rival azul e branco por dois pontos na contagem final da tabela classificativa.

Certo é que, ao mesmo tempo, o FC Porto não vencia cinco jogos seguidos fora de casa (na Liga) desde 2021/22, temporada do último título de campeão dos dragões, ainda com Sérgio Conceição no comando. Nesta fase da época, registos assim valem o que valem, mas não deixam de ser bons indicadores do trabalho levado a cabo por Francesco Farioli, ainda mais depois de uma temporada em que os azuis e brancos venceram apenas nove dos 17 encontros jogados fora do Dragão...