Os treinadores dos escalões de formação do FC Porto para 2025/26 ao lado de José Tavares (Foto: FC Porto)
Os treinadores dos escalões de formação do FC Porto para 2025/26 ao lado de José Tavares (Foto: FC Porto)

FC Porto anuncia os treinadores da formação para 2025/26

Há novidades na equipa de juvenis e iniciados, enquanto nos juniores Sérgio Ferreira mantém-se como treinador principal. Treinadores com «compromisso elevado com a exigência e com ambição», destaca José Tavares, diretor da formação azul e branca

O FC Porto divulgou, esta terça-feira, quem vão ser os treinadores das equipas de formação dos azuis e brancos na nova época, nomeadamente nos escalões de sub-19, sub-17 e sub-15.

Os dragões informam que Sérgio Ferreira vai manter-se como técnico principal nos juniores, ele que começou o percurso nos sub-19 portistas na temporada transata. Aos 37 anos, o treinador já passou pelo FC Foz, pela Dragon Force e pelos sub-15 do FC Porto, tendo também trabalhado nas equipas principais de SC Braga, Celta de Vigo, Al Wahda e Olympiakos, enquanto adjunto.

Refira-se que a equipa portista lutou pelo título nacional de juniores até ao final do último campeonato, tendo terminado a fase de apuramento de campeão em segundo lugar, a cinco pontos do Benfica.

Mudanças nos juvenis e iniciados

No escalão abaixo, nos sub-17, há uma alteração na equipa técnica. José João rende Miguel Lopes e é o novo treinador dos juvenis portistas. Aos 34 anos, e depois de onze temporadas enquanto analista, coordenador técnico, coordenador da formação e treinador dos juniores do Vitória de Guimarães, José João muda-se do Minho para a Invicta.

Na época transata, os sub-17 do FC Porto ficaram na terceira posição da tabela final do apuramento de campeão, a três pontos do vice SC Braga e a seis do Benfica, que festejou o título.

Já na equipa de iniciados (sub-15), Manuel Prata é o homem escolhido para liderar os jovens dragões. transitando dos sub-14. À semelhança do colega, o técnico de 31 anos também começou a carreira nas camadas jovens dos vimaranenses, tendo chegado ao FC Porto na época 2022/23. Foi adjunto das várias equipas de iniciados azuis e brancas, tendo agora a oportunidade de ser treinador principal daquele escalão.

Em 2024/25, temporada que findou, os portistas ficaram também no último lugar do pódio, a cinco pontos do Sporting e a nove das águias, que dominaram os escalões de formação na última época.

José Tavares, diretor da formação do clube azul e branco, sublinhou a ambição dos três jovens treinadores, em declarações aos meios do FC Porto, e realçou a «mentalidade vencedora» partilhada pelos três: «“São três treinadores jovens, apaixonados, ambiciosos, com mentalidade vencedora e capazes de criar um processo de aprendizagem para que os jogadores possam ficar mais perto de jogar na equipa principal. Sempre com um compromisso elevado com a exigência e com ambição para criarem um processo de desenvolvimento individual e implementarem uma cultura de vitória diária, como ditam os valores e os princípios do FC Porto.»

Sugestão de vídeo