Francesco Farioli orientou mais um treino no Olival - Foto: FC PORTO

Farioli tem o homem-golo na cabeça: o onze provável do FC Porto

Samu soma dois golos e tem fome de bola. Em luta com De Jong por um lugar no onze. William reforça a sua posição no lado direito do ataque graças à lesão de Pepê

Sem Pepê, a recuperar de uma lesão ocular com traumatismo, e com Samu convocado, mas ainda a gerir os riscos decorrentes da rotura muscular sofrida na coxa esquerda, a principal dúvida no onze do FC Porto reside na zona do ponta de lança. Se Francesco Farioli apostar em Luuk de Jong, poderá ser a primeira vez, esta época, que o FC Porto repete a equipa, partindo do princípio de que Zaidu se mantém entre as primeiras escolhas. Contudo, depois do esforço feito por Samu para estar apto para o jogo grande da 4.ª jornada, talvez o espanhol recolha a recompensa em Alvalade com o regresso ao onze. Farioli já tem a resposta na cabeça...

Começando pela defesa, e tendo como ponto de partida o desafio contra o Casa Pia, Alberto e Zaidu devem ser os dois laterais, ainda que Francisco Moura, pela sua capacidade de cruzar com precisão, seja também um nome bem cotado. Moura jogou na 2.ª parte do jogo frente ao Casa Pia, em estreia esta época, após um período de paragem para recuperar de uma lesão no ligamento colateral interno do joelho esquerdo contraída no estágio da equipa, na Áustria. No eixo, Nehuén Pérez e Bednarek repetem a titularidade.

O meio-campo não conhece alterações. Sem Tomás Pérez, que não foi chamado, há a novidade da chamada de Pablo Rosario, reforço contratado ao Nice que está em processo de adaptação ao FC Porto e ao grupo. A viagem do médio defensivo a Lisboa servirá para estreitar estes laços, não sendo de descartar a sua presença no banco. No onze, estarão, salvo algum imponderável de ordem física, Alan Varela, como médio mais recuado, acompanhado dos médios interiores Froholdt e Gabri Veiga. Rodrigo Mora deve começar no banco, como tem sido norma neste arranque de campeonato.

Na frente, Pepê é baixa clínica, o que reforça a posição de William Gomes como extremo direito de referência do FC Porto para o clássico. O pé esquerdo do brasileiro já fez maravilhas contra o Casa Pia, quando apontou o 2-0: fez um movimento do fora para dentro que deixou seis adversários desarmados e na zona da meia-lua rematou com classe, batendo Patrick Sequeira.

Outra unidade que esteve em alta na 3.ª jornada foi Borja Sainz, com um bis, na estreia a marcar pelo FC Porto. O espanhol vai estar na esquerda do ataque. A grande dúvida reside na principal referência goleadora: Luuk De Jong ou Samu? O internacional espanhol, que soma dois golos, falhou o Casa Pia, mas tem legítimas expectativas de voltar à equipa pela porta principal. Veremos se Farioli lhe faz a vontade.

De referir que o colombiano Brayan Caicedo, chamado para o Casa Pia, voltou à equipa B. Na convocatória portista estão três guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos e João Costa.

Galeria de imagens 11 Fotos