Internacional sub-21 português continua a brilhar intensamente em Vila Nova - Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA
Internacional sub-21 português continua a brilhar intensamente em Vila Nova - Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA

Famalicão: menino-bonito reforça estatuto e caminha para o centenário

Gustavo Sá, a grande referência dos azuis e brancos do Minho, vai atingir marca redonda com o SC Braga: 100 jogos com o símbolo do emblema de Vila Nova ao peito

Quando, no próximo sábado, o relógio marcar as 20h30, o momento será especial para Gustavo Sá: nessa altura (salvo, naturalmente, qualquer contrariedade de última hora), o jovem médio-ofensivo vai passar a contabilizar 100 jogos na elite do Famalicão.

A marca redonda já seria, por si só, um dado absolutamente relevante, mas se a ele adicionarmos vários outros condimentos, tais como, por exemplo, o facto de ter apenas... 21 anos e de ter completado grande parte do seu processo de formação no emblema de Vila Nova, então estamos a falar de um caso extraordinariamente especial.

O internacional sub-21 português iniciou o seu processo formativo na Academia Elite Sport, passou, depois, pelo FC Porto, mas foi, efetivamente, no Famalicão que se fez homem e jogador. O talento foi sempre a sua imagem de marca e não foi por acaso que o seu aparecimento na primeira equipa dos azuis e brancos do Minho tenha acontecido logo na época 2022/2023. E logo aí começou a ter números de... gente grande: 21 jogos (uma assistência).

A magia que coloca em quase todas as ações que executa só poderiam ter um fim: a sua permanência na elite famalicense. Foi, pois, sem surpresa que se afirmou como titular indiscutível e nas duas temporadas seguintes voltou a ter registos dignos de craque: 65 partidas, oito golos e 12 passes mortíferos. Está fácil de ver que rapidamente passou a ser o menino-bonito da exigente massa associativa do Famalicão.

Na presente campanha leva 13 encontros e três golos — o último dos quais este sábado, diante do Moreirense (2-2) —, sendo que em simultâneo continua a ser (também) figura de proa dos sub-21 lusos, camisola que já vestiu em 14 ocasiões (um golo e quatro assistências).

A receção aos bracarenses, em mais um dérbi do Minho, será, portanto, muito especial para Gustavo Sá, que passará a ser centenário.

Com contrato até 2029 e vários tubarões europeus no seu encalce, a questão é saber até quando o Famalicão o conseguirá segurar...