A sul-africana Lusanda Dumke morreu aos 29 anos. IMAGO
A sul-africana Lusanda Dumke morreu aos 29 anos. IMAGO

Ex-capitã da seleção sul-africana morre aos 29 anos

Lusanda Dumke afastou-se da competição para receber tratamento mas não sobreviveu ao diagnóstico que recebeu há apenas quatro meses

A antiga capitã da seleção feminina de rugby da África do Sul, Lusanda Dumke, morreu esta terça-feira aos 29 anos, vítima de um cancro gástrico raro.

A terceira-linha, que representou o seu país em 33 jogos internacionais, foi distinguida como a Jogadora do Ano pela SA Rugby em 2022. Durante a sua carreira, envergou a braçadeira de capitã da seleção nacional por três vezes e representou a seleção de sevens.

A nível de clubes, Dumke capitaneou as Bull Daisies, levando a equipa a uma conquista histórica de três títulos consecutivos na Women's Premier Division, somando 31 jogos pela equipa.

Thando Manana, Diretor de Alto Rendimento e Projetos Especiais dos Blue Bulls, afirmou: «A Lusanda era mais do que uma capitã; era o coração da nossa equipa Daisies e uma verdadeira inspiração para todos nos Bulls e no desporto sul-africano. Alcançar o que ela alcançou aos 28 anos, liderando uma equipa a um tricampeonato e sendo capitã do seu país, é simplesmente fenomenal. A sua luta contra o cancro espelhou a sua tenacidade em campo; ela lutou até ao fim. O seu legado de resiliência e sucesso definirá para sempre esta era do rugby feminino na África do Sul. Perdemos uma joia preciosa e rara, e os nossos pensamentos estão com a sua família», declarou.

Já Mark Alexander, presidente da SA Rugby, descreveu a jogadora como «um símbolo de coragem, liderança e resiliência muito além da sua idade».

«Mesmo perante um imenso desafio pessoal, ela portou-se com dignidade e força, inspirando todos à sua volta, dentro e fora do campo», reafirmou. «O seu legado perdura nas vidas que tocou, no exemplo que deu e no orgulho com que representou o seu país.»

Durante os 11 anos de carreira sénior, Dumke alcançou vários marcos importantes. Estreou-se pelas Border Ladies em 2015, com apenas 18 anos, e fez a sua estreia internacional pela África do Sul três anos depois, contra o País de Gales, em Cardiff.

Tornou-se presença regular na seleção, assumiu a braçadeira de capitã pela primeira vez em 2021, numa série de dois jogos contra o Quénia. Em 2022, integrou a equipa que participou no Campeonato do Mundo de Râguebi de 2021, na Nova Zelândia. A sua última aparição internacional foi contra a Itália, em 2024, no torneio WXV 2.

Dumke representou também o seu país na variante de sevens. Estreou-se pela seleção na Cidade do Cabo, em 2019, e mais tarde participou na Taça de África de Sevens de 2022, na Tunísia, onde as Boks revalidaram o título.