Paulo Jorge Pereira não ficou satisfeito com o resultado. IMAGO
Paulo Jorge Pereira não ficou satisfeito com o resultado. IMAGO

Euro 2026: «Perdemos o controlo do jogo a ganhar por cinco golos»

O selecionador nacional, Paulo Pereira, assumiu erros, mas recordou episódio do Euro 2024, antes do jogo com a Dinamarca que defronta terça-feira às 19h45 para encerrar a fase de grupos

Paulo Jorge Pereira assumiu alguns erros no final do encontro da segunda jornada que terminou com um empate frente à Macedónia (29-29), mas garantiu que a equipa tem de continuar a trabalhar.

«O que correu menos bem foi estar a ganhar por 5 golos e perdermos o controlo do jogo. Continuámos com o mesmo ritmo, precipitando o passe, precipitando o contra-ataque… Quando se aproximaram, sentimos alguma debilidade no controlo do jogo. Sabíamos seria Macedónia muito forte, com um sistema defensivo que pensei que ia correr melhor, em termos da nossa adaptação ao sistema 5x1, e acabámos por não conseguir fazer bem as coisas em alguns momentos», analisou o selecionador nacional de 60 anos.

Quanto às contas, Paulo Pereira lembra-se ainda bem do que aconteceu em 2024. «Empatámos com os Países Baixos e, a seguir, a Dinamarca jogou com a Eslovénia e fez descansar alguns jogadores, o que é normal. Há coisas que eu não consigo explicar… Perderam com a Eslovénia, porque já estavam apurados. Compreendo que tenham de gerir o esforço dos jogadores, mas perder com a Eslovénia daquela maneira que perderam… E nós não podemos E nós não podemos disputar o 5.º/6.º lugar por causa disso. Temos de continuar a trabalhar», rematou.

Portugal adiou para terça-feira (19h45) a hipótese de entrar no 'main round' e depende de si, mas frente à Dinamarca, tetracampeã mundial, é melhor levar a calculadora.

Nessa terceira e última jornada, a Seleção já vai entrar sabendo qual a margem de erro que tem, pois será após o encontro entre macedónios e romenos. Para as contas, a equipa lusa conta com uma vantagem confortável, à partida, mesmo em caso de derrota, uma vez que Macedónia foi derrotada pelos anfitriões por 12 golos (36-24) e os Heróis do Mar têm um saldo positivo de seis, após o triunfo frente à Roménia (40-34). Ou seja, uma almofada de 18 golos.