Martim Costa tornou-se o terceiro português com mais golos (61) em fases finais de Europeus. IMAGO
Martim Costa tornou-se o terceiro português com mais golos (61) em fases finais de Europeus. IMAGO

Euro 2026: Vitória, esta tarde, com a Macedónia abre portas da 'main round'

Portugal joga a partir das 17h00 a segunda jornada do Europeu de andebol que está a realizar-se na Dinamarca e todas as apostas vão para novo triunfo da Seleção Nacional

Mais do que o histórico que dita que Portugal tem vantagem frente à Macedónia do Norte - nos 10 encontros disputados entre as duas equipas, seis foram favoráveis aos Heróis do Mar e quatro aos balcânicos - é, sobretudo, a forma como a Seleção Nacional entrou neste Europeu, com uma derrota clara frente à Roménia, que deixa os adeptos otimistas para o embate desta tarde.

Mas os macedónios que sofreram uma pesada, e, diga-se, esperada derrota na estreia com a Dinamarca, tudo farão para baralhar as contas portuguesas que são simples, já que novo triunfo abre as portas da main round, antes mesmo da partida com a Dinamarca, tetracampeã mundial, agendada para terça-feira, às 19h45.

A Seleção Nacional está integrada no Grupo B na primeira fase do Europeu que conta com 24 equipas. Apenas os dois primeiros classificados de cada 'pool' seguem para a main round. Nesta nova etapa são criados dois grupos, com as equipas que se apuraram da fase inicial e, em caso de sucesso, Portugal cruzará com os melhores do Grupo A e do Grupo C.

Grupos Euro 2026

  • Grupo A: Alemanha, Espanha, Áustria e Sérvia

  • Grupo B: Dinamarca, Portugal, Macedónia do Norte e Roménia

  • Grupo C: França, Noruega, Chéquia e Ucrânia

  • Grupo D: Eslovénia, Ilhas Faroé, Montenegro e Suíça

  • Grupo E: Suécia, Croácia, Países Baixos e Geórgia

  • Grupo F: Hungria, Islândia, Polónia e Itália

A Macedónia do Norte assegurou a vaga no EHF EURO 2026 após terminar em segundo lugar no grupo de qualificação, apenas atrás de uma Eslovénia invicta. Embora o apuramento da equipa de Kiril Lazarov só tenha sido selado na jornada decisiva frente à Lituânia, reafirma-se como uma presença incontornável na elite europeia, somando a oitava participação consecutiva — a nona do seu historial. A meta é o apuramento para a fase principal e melhorar o 17.º lugar obtido em 2024.

Daniel Martins e Roberto Martins também entrarão em campo em representação da bandeira portuguesa, na sua estreia no Men’s EHF Euro 2026. A dupla de árbitros vai ajuizar o encontro do Grupo D entre o Montenegro e as Ilhas Faroé, pelas 17h00 (hora portuguesa) na Unity Arena.