Estreia na Liga aos 30 anos, e logo na Luz, onde foi apanha-bolas: «Que lindo foi»
O jogo da terceira jornada da Primeira Liga, entre Benfica e Tondela, ficará para sempre marcado na carreira de André Ceitil. Aos 30 anos, o médio natural da Costa da Caparica estreou-se finalmente no principal escalão do futebol português, entrando em campo no Estádio da Luz, perante mais de 60 mil pessoas, num encontro que terminou com vitória das águias por 3-0.
Ceitil, que renovou recentemente contrato com o Tondela até 2027, não tinha sido opção nas duas primeiras jornadas frente a SC Braga e Famalicão, mas foi lançado por Ivo Vieira diante do Benfica, em pleno Estádio da Luz.
Na ressaca da estreia, o jogador deixou uma mensagem emocionada nas redes sociais, onde recordou o percurso difícil que enfrentou até alcançar este momento.
«Contra todas as probabilidades, este miúdo da margem sul chegou ao topo do futebol português! (...) A verdade é que nunca foi fácil. Nunca fui o mais tecnicista, nem o mais veloz, nem o mais inteligente e, muito menos, o mais ágil. Sempre tive de lutar o dobro, enfrentar obstáculos atrás de obstáculos, superar limitações e, sobretudo, uma lesão muito grave, que muitos viam como definitiva e que davam por terminada a minha carreira», escreveu.
«Estreei-me na Primeira Liga em frente de 60 mil pessoas, no estádio em que, em tempos, fui apanha-bolas. E que lindo que foi. Obrigado futebol, obrigado vida e obrigado família», acrescentou, o médio que conta com formação no Benfica.
Formado no Pescadores da Costa da Caparica, para além das águias representou ainda as camadas jovens do , Almada, Vitória de Setúbal e Rio Ave. Já como sénior, vestiu as cores do Cova da Piedade, Sintrense, Farense, Leixões, Universitatea Cluj (Roménia) e Vilafranquense, até chegar ao Tondela em 2023/24.
Agora, no início da terceira época com a camisola auriverde, André Ceitil vê a sua persistência recompensada, tornando-se exemplo de resiliência e determinação no futebol português.