Estreia de Zouma atrasada e... com críticas: «Amadorismo, foi como estar de férias»
O presidente do Cluj, Cristian Balaj, afirmou que a temporada na Arábia Saudita, ao serviço do Al Orobah, prejudicou Kurt Zouma, a grande contratação do verão no campeonato romeno. O defesa francês não está nas condições físicas ideais, o que atrasará a sua estreia por terras romenas.
No início de setembro, o Cluj anunciou a transferência mais sonante dos últimos anos do futebol local. Chegou a Gruia Kurt Zouma, internacional francês e vencedor da UEFA Champions League em 2021, ao serviço do Chelsea. A contratação é ainda mais espetacular, dado que Zouma tem apenas 30 anos e mantém um valor de mercado importante: é avaliado em dez milhões de euros.
No entanto, a sua estreia com a camisola do Cluj não acontecerá num futuro próximo. Isto porque Zouma não está em forma e, segundo revela o próprio presidente do clube, Cristian Balaj, a culpa é da falta de condições no Al Orobah, a anterior equipa do francês.
«Pode demorar um mês»
«Na época passada, Zouma jogou na Arábia, na mesma equipa onde esteve [Karlo] Muhar. Falando com eles, percebe-se que as condições lá deixavam muito a desejar. Não havia condições que garantissem o reforço muscular, a força e a capacidade de jogo», disse.
«Foi como passar férias. Não tinham ginásio, não tinham onde fazer trabalho extra. Por vezes, faltava até água nos chuveiros. Contam que havia um certo amadorismo. Por isso, houve um retrocesso na sua preparação, além de ter tido esta paragem…», prosseguiu.
«Acontece que os jogadores livres esperam até ao final do período de transferências, com o desejo de conseguir o melhor contrato possível. Se tivéssemos tentado trazê-lo, a ele e a Marcus Coco, no início do mercado de transferências, provavelmente não teriam aceitado vir para cá», atirou.
O dirigente acredita que Zouma precisará de cerca de um mês para estar em condições de jogar: «Não sei quanto tempo demorará até ele poder jogar, pode demorar um mês. O importante é não nos apressarmos. Haverá uma certa atenção especial sobre ele e a primeira impressão é importante. Mas em termos de carácter, atitude, a forma como se prepara… não é por acaso que chegou ao nível em que esteve.»
«Ele está a fazer a preparação em separado agora. Somos muito bons em tudo o que diz respeito a recuperação, preparação física, preparadores. Estamos a um nível muito elevado e eles têm a possibilidade de se protegerem do ponto de vista médico e físico. Está a ser trabalhado, mas quem mais trabalha é ele. Tudo depende dele», garantiu Balaj à PrimaSport.