Treinador do Estoril em entrevista a A BOLA

Estoril: Marqués recuperou o ‘faro’ de golo

Ponta-de-lança marcou dois golos nas últimas duas jornadas e parece estar a recuperar preponderância nos 'canarinhos'; é o melhor marcador da equipa e é detentor de 'palmarés' de respeito

O Estoril chegou à pausa competitiva num período de muita estabilidade - até ao momento, apenas sofreu uma derrota em 2025, ante o Sporting, no início do presente mês e, além de um coletivo consistente, apresenta individualidades em crescendo de forma e uma delas atua na frente de ataque.

Alejandro Marqués tem estado em particular evidência nas últimas semanas, tendo marcado nos últimos dois encontros e sido, por isso, determinante para que o Estoril tivesse pontuado nessas partidas, frente a Farense (2-2) e Arouca (1-1). Neste último encontro, o camisola 9 conquistou um penálti já em tempo de compensação e assumiu a cobrança sem tremer, garantindo a igualdade para a sua equipa aos 90+2 minutos.

Um sinal claro de que parece ter recuperado o fôlego e também o faro de golo que o caracteriza: o internacional venezuelano pontifica como melhor marcador dos canarinhos na presente temporada com nove golos apontados na Liga… mas nos últimos meses não tem sido um habitual titular, tendo perdido esse estatuto para Yanis Begraoui.

Marqués arrancou a época como primeira escolha na primeira metade da época, apontando cinco golos até janeiro, mas perdeu a titularidade no arranque do presente ano civil, na deslocação à Reboleira para defrontar o Estrela da Amadora, encontro no qual até marcou um dos golos que contribuiu para o triunfo do conjunto da Linha de Cascais e o início do bom momento desportivo, que vigora até aos dias de hoje.

Ainda assim, o atacante de 24 anos saltou do banco de suplentes em todos os restantes encontros disputados exceção feita à receção ao Boavista, na qual não foi utilizado e o recente embate com o Farense, também realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no qual foi titular pela única vez nos últimos dez jogos realizados.

As duas jornadas consecutivas a marcar podem significar uma segunda vida para Marqués, cujas potencialidades são reconhecidas pela equipa técnica e administração estorilistas em função da chancela de qualidade que o seu currículo ostenta.

Afinal, o ponta-de-lança, recorde-se, é campeão europeu de clubes e seleções nas camadas jovens, tendo conquistado a edição 17/18 da Youth League pelo Barcelona, onde evoluiu ao lado de nomes como Ronald Araújo, que hoje milita no plantel principal blaugrana, Nico González (ex-FC Porto) ou… Jandro Orellana, que esta temporada reencontrou no Estoril.

No palmarés, Marqués ainda ostenta um Europeu de sub-19 em 18/19 por Espanha (passou a representar a Venezuela ao nível sénior). Mais tarde, ainda representou a Juventus, de onde saiu rumo à Amoreira, onde cumpre a terceira temporada.