Estoril-Famalicão: canarinhos procuram tranquilidade... dos minhotos
Estão a chegar todas as decisões da versão 2023/2024 da Liga. E se há embates entre contendores diretos na luta pelo mesmo objetivo, há também duelos entre equipas que estão em posições muito diferentes por esta altura. É o caso do Estoril e do Famalicão.
De um lado, uma formação canarinha ainda com (várias) contas por fazer. Do outro, um conjunto famalicense que (quase de certeza) já não sofrerá qualquer sobressalto no que concerne à zona perigosa e que ainda vislumbra horizontes... cimeiros.
A matemática não deixa margem para dúvidas e aconselha o Estoril a vencer. Porque se for esse o caso, a equipa orientada por Vasco Seabra garantirá, desde logo, uma situação: já não poderá cair nos dois lugares de descida direta. Se vencer o Famalicão, o Estoril chega aos 33 pontos e fica com 10 a mais que o Chaves (17.º classificado) e 11 a mais que o Vizela (18.º classificado). E depois desta ronda estarão apenas 9 pontos em disputa.
A situação dos estorilistas acabou por ficar mais periclitante porque nas últimas três rondas conquistaram apenas... dois pontos. Os empates com Casa Pia (0-0) e Chaves (2-2) e a derrota diante do SC Braga (0-1) complicaram as contas da formação da Linha. Contas, de resto, que pareciam estar a ficar simplificadas nas das jornadas anteriores a essas, após os triunfos sobre o Portimonense e o FC Porto (ambos por 1-0).
Esta derrapagem obrigou a redobrar ainda mais os níveis de prudência, mas, tal como diz o ditado popular, cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Ou seja, o melhor é resolver já um dos assuntos pendentes - entenda-se, a fuga aos dois últimos lugares. Depois, e assim que possível, será tratada a questão do play-off.
Equipa provável (3x4x3): Marcelo Carné; Bernardo Vital, João Basso e Pedro Álvaro; Rodrigo Gomes, Vinícius Zanocelo, Mateus Fernandes e Wagner Pina; Rafik Guitane, Cassiano e Heriberto Tavares
Lesionados: Erick Cabaco, Jordan Holsgrove Nemanja Jovic
Castigado: Tiago Araújo
A antevisão de Vasco Seabra (treinador do Estoril):
É assente no conforto potenciado pelos 36 pontos já conquistados que o Famalicão ruma à Amoreira. Essa marca já garantiu a permanência aos minhotos, sendo que a sentença relativamente à fuga (também) ao play-off é apenas uma questão de tempo. Sendo que, pelo meio, estão muitas equipas, o que reduz significativamente o perigo que os famalicenses poderiam correr. É quase uma certeza que esse problema não será um... problema.
Assim sendo, a equipa orientada por Armando Evangelista, que está comodamente instalada no 8.º posto da tabela classificativa, tem muito mais razões para continuar a olhar para... cima. O Moreirense está a 7 pontos de distância, não será fácil de alcançar, mas não é impossível. Talvez o mais razoável seja mesmo tentar manter o lugar atual, agora ameaçado pelo Casa Pia, que com o triunfo de ontem frente ao Chaves (3-1) ficou apenas 1 ponto atrás.
Independentemente destas (eventuais) contas, a verdade é só uma: o Famalicão está tranquilo. E essa tranquilidade, já se sabe, costuma ser bastante relevante para a qualidade de jogo das equipas que com ela coabitam nesta fase final do campeonato. Ao contrário do que acontece às equipas que precisam de pontos. É a tal questão da... pressão. Ou ausência dela.
Equipa provável (4x2x3x1): Luiz Júnior; Nathan, Enea Mihaj, Riccieli e Francisco Moura; Mirko Topic e Zaydou Youssouf; Puma Rodríguez, Chiquinho e Sorriso; Jhonder Cádiz
Lesionados: -
Castigados: Justin de Haas e Gustavo Sá
A antevisão de Armando Evangelista (treinador do Famalicão):
Há um outro dado que pode jogar a favor (ou contra...) o Estoril: quando se iniciar este encontro no Estádio António Coimbra da Mota (18 horas), o emblema da Linha já saberá o resultado do duelo entre o Portimonense e o Moreirense (15.30 horas). Os algarvios, recorde-se, estão na 16.ª e antepenúltima posição da tabela - lugar de play-off -, a apenas dois pontos do Estoril. O que significa que, em caso de vitória dos algarvios sobre os cónegos, os estorilistas podem entrar em campo já ultrapassados pelo Portimonense. Mas ainda não em lugar de play-off. Que, nesse caso, passará a ser ocupado pelo Estrela da Amadora, que tem 29 pontos, mais um que o Portimonense e menos um que o Estoril. Por outro lado, caso o Moreirense triunfe no Algarve, então o Estoril subirá ao relvado da Amoreira com uma oportunidade fantástica de aumentar a distância para o Portimonense. Contas, contas e mais contas. Veremos quem trabalha melhor com a... calculadora.
Artigos Relacionados: