Espanha inicia novo ciclo: Hermoso e mais 10 saltam fora
A seleção espanhola feminina deu início a novo ciclo, esta sexta-feira, com a divulgação da convocatória para os jogos contra Islândia e Ucrânia, que marcam o arranque da caminhada rumo ao Mundial de 2027.
A selecionadora Sonia Bermúdez apresentou uma lista de 25 jogadoras que reflete uma profunda renovação, com onze ausências em relação à última convocatória e a possibilidade de quatro atletas se estrearem pela equipa principal.
A renovação foi motivada por várias ausências forçadas. Cata Coll, Mapi León, Laia Aleixandri e Aitana Bonmatí estão de fora por lesão, enquanto Esther González encontra-se a cumprir licença de maternidade. Além destas, ficaram de fora, por opção técnica, Eunate Astralaga, Irene Paredes, Leila Ouahabi, Alba Redondo, Cristina Martín-Prieto e Jenni Hermoso, que estiveram na fase final da Liga das Nações.
Em sentido inverso, a convocatória assinala o regresso de Patri Guijarro e Salma Paralluelo, já recuperadas de lesão, bem como das campeãs do mundo Misa Rodríguez, Enith Salón e Laia Codina.
A aposta em novos talentos é evidente com a chamada de Sandra Villafañe, Martina Fernández, Aiara Agirrezabala e Ornella Vignola, que poderão estrear-se.
O primeiro desafio de Espanha será contra a Islândia, dia 3 de março, em Castellón. A seleção islandesa, 16.ª no ranking da FIFA, tem um historial equilibrado contra as espanholas, com uma vitória, uma derrota e três empates. O último encontro, a 6 de março de 2017 na Algarve Cup, resultou num empate a zero.
Posteriormente, a equipa viajará para Antalya, na Turquia, para defrontar a Ucrânia, a 7 de março, recorde-se que, devido ao conflito com a Rússia, a seleção ucraniana não pode jogar no seu país. A Ucrânia, 34.ª do ranking FIFA, regista duas vitórias e duas derrotas contra Espanha, tendo o último confronto, a 6 de setembro de 2022, terminado com uma vitória espanhola por 5-0.