«É uma competição em que se vê os melhores atletas da Europa»

A Missão Portuguesa na 17.ª edição do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que irá decorrer entre 23 e 29 deste mês em Maribor, na Eslovénia, apresentou-se nesta quinta-feira na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, cerimónia na qual participou o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, que deixou os votos de felicidades, explicando a importância da prova.

«É uma competição a sério, apesar de os atletas participantes ainda estarem num trajeto de progressão. Mas é onde vão estar os melhores atletas da Europa», afirmou.

«É uma competição onde também se tomam decisões, não apenas decisões dos atletas, mas também dos treinadores e das famílias. Acontece num período da carreira desportiva muito sensível, quando se toma a decisão de continuar ou abandonar. Se continuarem, vão ser um exemplo para todos», reforçou Vítor Pataco.

O Festival Olímpico da Juventude Europeia é um evento multidisciplinar destinado a atletas com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e vai reunir cerca de 3 600 atletas de 48 países. O FOJE tem-se constituído como uma oportunidade para a revelação de alguns dos grandes talentos portugueses das últimas décadas, que confirmaram, mais tarde, o seu valor nos Jogos Olímpicos, pelo que esta competição é decisiva no percurso e nas carreiras de muitos atletas.

A participação portuguesa no FOJE, através de uma equipa de 73 atletas, em 10 modalidades, é uma das cinco missões organizadas pelo COP em 2023, comparticipadas financeiramente pelo IPDJ, num total de 650.000 euros.

Desde o início da sua participação neste evento, Portugal arrecadou 46 medalhas em 16 edições.  Na anterior edição (2022) Portugal conquistou cinco medalhas (uma de prata e quatro de bronze).