João Noronha Lopes e Rui Costa vão debater dois dias antes da votação da segunda volta — Foto: SL Benfica
João Noronha Lopes e Rui Costa vão debater dois dias antes da votação da segunda volta — Foto: SL Benfica

«É Rui Costa que está a ser avaliado e 60% dos benfiquistas não se reveem»

Noronha Lopes explica as contas que apontou após a primeira volta das eleições do Benfica

João Noronha Lopes voltou a sublinhar a ideia de que há 60% de benfiquistas que querem mudar a realidade do que tem sido o Benfica nos últimos quatro anos e «querem uma mudança porque não estão contentes com isto».

Confrontado com as palavras de Rui Costa, que disse que 70% não votaram em Noronha Lopes, o candidato que concorre contra o atual presidente encarnado diz que é o trabalho de Rui Costa que está a ser avaliado.

«Não se podem fazer as contas assim. Porque numa eleição presidencial, o que se está a avaliar é a atuação do incumbente. E essa atuação não foi aceitável para quase 60% do eleitorado. Compete-me a mim ir buscar esses votos e é isso que estou a fazer. Tenho recebido grandes manifestações de apoio de pessoas que não votaram em mim [na 1.ª volta] porque não se reveem nestes quatro anos», disse, em entrevista à BOLA TV.

Nesse sentido, para a segunda volta das eleições, agendada para o próximo sábado, Noronha Lopes aponta aquilo que defende estar em causa.

«Os benfiquistas têm de se fazer algumas perguntas: o Benfica está a ganhar de acordo com a sua história? Está a ganhar à Benfica? Está melhor nas contas? Realizou algum investimento em infraestruturas? Nada! E se isto não aconteceu, não se pode estar a fazer uma avaliação de quatro semanas, mas sim uma avaliação de quatro anos», diz.

«E depois, é olhar para as listas e ver quem tem mais condições para mudar isso. Rui Costa teve condições extraordinárias para fazer essa mudança. Ganhou as últimas eleições com 85%. Eu não votei nele, mas estive a torcer para que ele fosse um bom presidente. Só que ele não foi. Ficou com as mesmas pessoas que lá estavam, não fez alterações fundamentais, gastou 400 milhões de euros em jogadores, mudou de treinador todos os anos, não ganha nas modalidades… é preciso que os benfiquistas pensem nisso», acrescentou.

Noronha Lopes rebate ainda a acusação de Rui Costa, que disse que o opositor «vende a banha da cobra», olhando para as contas do clube encarnado.

«Eu não durmo descansado com a situação financeira do Benfica e acho que Rui Costa também não deveria dormir. Isso é que é vender a banha da cobra. O Benfica tem uma situação financeira melhor do que a do FC Porto e Sporting, claramente. E isso é positivo. Mas se todos os anos perde 15 milhões de euros, terá muitas dificuldades em ir pagando a dívida e em reter mais tempo os jogadores», concluiu.