Sporting dominou o Benfica no dérbi -Foto: Miguel Nunes
Sporting dominou o Benfica no dérbi -Foto: Miguel Nunes

Vingança tripla do Sporting! Invencibilidade do Benfica cai com estrondo

Leões dominam desde o primeiro minuto na Luz e impõem primeira derrota ao rival, que não perdia em casa há mais de dois anos

Ao longo da semana, muito se falou sobre a vitória categórica do Benfica frente ao Sporting no jogo da primeira volta da Liga, e as opiniões eram unânimes: a diferença de 37 pontos (103-66) não se repetiria.

E não repetiu. Mas voltou a ter um claro dominador e uma vantagem que chegou a andar perto da casa dos 30 pontos: o Sporting!

Num jogo brilhante dos leões, que nunca estiveram em desvantagem no encontro, a vingança foi servida em dose… tripla! Os jogadores do Sporting estiveram intratáveis no jogo exterior (quase 50% de eficácia!) e cavaram uma diferença que chegou a ser de 28 pontos, colocando fim a uma série de mais de dois anos do Benfica sem perder em casa para o campeonato.

O equilíbrio no marcador final (87-78) mostra que as águias puxaram do orgulho e depois de terem entrado no último quarto a perder por 20 (67-47), chegaram a encurtar para quatro já dentro do último minuto (82-78), ainda que não tenha conseguido evitar a derrota, apesar do parcial de 31-20 nos últimos 10 minutos.

Ainda assim, pode dizer-se que nada correu bem à equipa de Norberto Alves num encontro em que o Benfica já perdia por 10 aos quatro minutos e no qual Betinho Gomes foi desqualificado ainda no primeiro período, depois de ter atingido Swenson com o cotovelo na cara.

A ponta final da 1.ª parte foi também decisiva, com o Sporting a impôr um parcial de 14-3 nos últimos três minutos, mas ao longo de todo o encontro, os leões conseguiram dominar os ritmos de jogo, raramente sofreram em contra-ataque, uma das grandes armas do Benfica, e isso foi intranquilizando o rival, que não se sentiu confortável a lançar de fora.

Diogo Ventura foi o MVP da partida, com 24 pontos e sete assistências, bem acompanhado de Malik Morgan (18). Do lado do Benfica, Broussard conseguiu 16 pontos e o miúdo Eduardo Francisco também esteve em destaque, com 16.

Luís Magalhães: «Na 1.ª volta estávamos muito verdes...»
«Conseguir 50 por cento de eficácia de triplos [na 1.ª parte] é um registo muito significativo em qualquer parte do mundo. Depois de algum tempo de trabalho já estamos a um bom nível. Na 1.ª volta estávamos ainda muito verdes e o Benfica fez um grande jogo, aqui estivemos melhor e fomos uns justos vencedores. Este triunfo não representa nada além de uma vitória. O Benfica tem feito uma excelente época e merece todo o respeito. Agora fomos nós melhores e ganhámos. Sporting foi melhor ao longo de todo o jogo ganhou uma vantagem importante e depois soube gerir com mestria.»
Norberto Alves: «Temos de jogar 40 minutos como os últimos 10»
«É uma vitória justa do Sporting. Eles foram melhores do que nós em três períodos. No último quarto conseguimos reagir e jogar com a defesa e o ritmo de jogo que precisávamos de ter nos 40 minutos. Eles foram para o intervalo com 50 por vento dos lançamentos de três e nós com 13 por cento. Há dias assim, tivemos lançamentos abertos mas os nossos não caíram. Esta derrota não muda nada. Temos de trabalhar melhor e todos temos de assumir o jogo. Jogámos contra uma boa equipa. Nestes jogos qualquer equipa pode ganhar. Temos de vir desde os primeiros segundos a dar tudo. Eles entraram com 3 triplos do Ventura a abrir.»