Donos do Liverpool querem adquirir clube espanhol
O proprietário do Liverpool, o Fenway Sports Group (FSG), está perto de adquirir o Getafe, após conversações com o clube espanhol, avança o Daily Mail.
O FSG adquiriu o Liverpool há quase 15 anos e, nos últimos anos, o modelo de propriedade de múltiplos clubes tem vindo a ganhar popularidade.
John W. Henry, líder do grupo, pretende expandir o seu portefólio de clubes.
Seguindo o exemplo dos proprietários dos rivais Manchester City (que tem ligações ao Girona, por exemplo) ou Chelsea, (parceiros do Estrasburgo). Ou ainda os proprietários do Manchester United, a INEOS, que detêm uma participação minoritária no Nice.
Antes do Getafe, houve outros candidatos
Em 2024, o FSG ponderou a aquisição do Toulouse, mas os membros acabaram por decidir que as condições não eram as ideais.
Contudo, o Getafe tornou-se agora o alvo: antes de ser incluído no portefólio, Michael Edwards e Julian Ward lideraram o processo de due diligence, durante o qual mais de 20 clubes europeus foram analisados. Outros clubes espanhóis, como o Málaga, foram considerados, mas o FSG acabou por escolher o Getafe.
A ligação com o Getafe surgiu graças a uma conversa entre o CEO do Real Madrid, José Ángel Sánchez, e o presidente do Getafe, Ángel Torres. As negociações com o FSG foram positivas e o conhecimento da língua espanhola de Ward ajudou significativamente o processo.
Ainda não é totalmente claro que vantagens a longo prazo tudo isto poderá trazer para o Liverpool, mas os exemplos do Manchester City, Manchester United e Chelsea demonstram que a estratégia de propriedade de múltiplos clubes pode oferecer benefícios estratégicos.