Donos do Burnley tornam-se acionistas maioritários de clube da LaLiga

Grupo americano passa agora a deter o Espanhol de Barcelona

Os proprietários do Burnley, de Inglaterra, concluíram a aquisição da participação maioritária no Espanhol de Barcelona. A empresa Velocity Sports Partners (VSP), liderada pelo presidente dos «The Clarets», Alan Pace, anunciou a aquisição esta quinta-feira.

Alan Pace, proprietário do Burnley

A empresa americana declarou a intenção de investir no clube de Barcelona, nomeadamente nas academias e infraestruturas, para «alcançar o sucesso futebolístico a longo prazo, tanto dentro como fora do campo». A VSP, divisão de investimento desportivo da ALK Capital, prometeu que o Espanhol e o Burnley manterão as suas identidades separadas e funcionarão de forma independente.

O Estadi de Sarrià era do Espanhol, com vista para a famosa montanha Tibidabo, desde 1923 até 1997. Recebeu jogos do Mundial 1982 e dos Jogos Olímpicos de 1992 (DR)

«Cada clube manterá a sua própria gestão, identidade, independência e tomada de decisões, sendo gerido pelas suas próprias pessoas para os seus próprios adeptos», afirmou Alan Pace, administrador da ALK Capital, em comunicado.

O Espanhol ocupa atualmente o nono lugar na tabela da Liga espanhola, tendo terminado a temporada passada na 14.ª posição.