Djokovic segue em frente no Open da Austrália após desistência de Mensik por lesão - Foto: IMAGO
Djokovic segue em frente no Open da Austrália após desistência de Mensik por lesão - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Djokovic nos quartos de final do Open da Austrália sem jogar

Jakub Mensik, adversário do sérvio nos oitavos, desistiu por lesão

Uma lesão abdominal forçou a jovem estrela checa Jakub Mensik a retirar-se do Open da Austrália de 2026, o que colocou Novak Djokovic, seu adversário na quarta ronda, diretamente nos quartos de final.

O muito aguardado confronto dos oitavos de final seria uma repetição da final do Masters de Miami de 2025, vencida por Mensik — o seu primeiro título da série Masters 1000.

«É difícil escrever isto», começou por dizer o checo numa publicação no Instagram. «Depois de fazermos tudo o que era possível para continuar, tenho de retirar-me do Open da Austrália devido a uma lesão no músculo abdominal que piorou nos últimos jogos. Após uma longa conversa com a minha equipa e os médicos, decidimos não entrar em campo», acrescentou.

Mensik alcançou a segunda semana do Open da Austrália pela primeira vez, após um percurso fisicamente exigente que começou com uma vitória em cinco sets sobre Pablo Carreño Busta. Na terceira ronda, também foi submetido a um teste sério, jogando dois tie-breaks contra o norte-americano Ethan Quinn e fechando o jogo após duas horas e meia no sábado à noite.

«Embora esteja desiludido, chegar à quarta ronda aqui pela primeira vez é algo que levarei comigo por muito tempo», acrescentou o tenista que subiu ao 16.º lugar no ranking ATP Live.

«Senti uma energia enorme dos adeptos, e a atmosfera em Melbourne foi realmente especial. Obrigado à minha equipa por estar comigo em cada passo, e a todos os que enviaram mensagens e me apoiaram – isso significa mais do que imaginam. Agora é hora de recuperar totalmente», concluiu.

A desistência deixa Djokovic nos quartos de final do Open da Austrália pela 16.ª vez — um torneio que venceu por 10 vezes, um recorde no ténis masculino. O sérvio de 38 anos enfrentará o vencedor do encontro entre Lorenzo Musetti e Taylor Fritz, tenistas do top-10.

Djokovic ainda não perdeu um set em Melbourne em 2026 e registou a sua 102.ª vitória no torneio — igualando Roger Federer no maior número de vitórias entre os homens — graças ao seu triunfo sobre Botic van de Zandschulp.