Carlos Alcaraz qualificou-se para os quartos de final do Open da Austrália
Carlos Alcaraz qualificou-se para os quartos de final do Open da Austrália - Foto: IMAGO

Alcaraz passa teste difícil rumo aos quartos de final do Open da Austrália

Tommy Paul ofereceu resistência, mas espanhol não cedeu qualquer 'set'

Carlos Alcaraz enfrentou este domingo o teste mais difícil no Open da Austrália, mas conseguiu superar o desafio imposto por Tommy Paul e continuar a sua série dominante no primeiro Grand Slam da temporada, seguindo para os quartos de final em Melbourne.

O espanhol venceu o 19.º cabeça de série por 7-6 (8-6), 6-4, 7-5, com um jogo repleto de golpes explosivos, melhorando o seu registo para 12-0 em sets ganhos ao longo destas duas semanas.

Paul, que tem duas vitórias sobre o espanhol nos confrontos diretos, rapidamente mostrou o quão perigoso pode ser, ao conseguir uma vantagem de 4-2 na Rod Laver Arena. No entanto, Alcaraz estabilizou rapidamente a situação e exibiu um ténis de topo para se qualificar para os seus terceiros quartos de final consecutivos em Melbourne.

Com esta vitória, que durou duas horas e 44 minutos, o número 1 mundial, de 21 anos, continua na luta para se tornar o tenista mais jovem a completar o Grand Slam de carreira (conquistar títulos nos quatro grandes torneios). O recordista atual é o compatriota Rafael Nadal.

Num primeiro set renhido, Alcaraz teve de recuperar de uma quebra de serviço inicial, enquanto Paul, semifinalista de 2023, jogava de igual para igual com o potente espanhol a partir da linha de fundo.

No tie-break que se seguiu, Paul acertou um backhand paralelo para salvar um set point a 5-6, num dos pontos mais bonitos do jogo. No entanto, o norte-americano rapidamente anulou esse esforço ao oferecer o set a Alcaraz com uma dupla falta a 6-7.

Com o ímpeto a seu favor, Alcaraz aproveitou a inspiração e conseguiu uma quebra de serviço no terceiro jogo do segundo set. O vencedor de 24 títulos acumulou winners, deixando o público maravilhado.

Paul, que começou o ano de forma positiva depois de não ter jogado nos últimos três meses da temporada de 2025 devido a lesão, continuou a lutar no seu estilo característico, procurando os seus quintos quartos de final de Grand Slam. No entanto, embora não lhe faltassem jogadas de qualidade, o tenista de 28 anos não conseguiu manter uma pressão real sobre Alcaraz depois de perder o primeiro set.

Ainda salvou três break points para uma vantagem de 2-1 no terceiro set, mas não conseguiu escapar no décimo primeiro jogo. Alcaraz conseguiu a terceira e crucial quebra de serviço do encontro e depois serviu para a vitória, aumentando a sua vantagem nos confrontos diretos com Paul para 6-2.