O desespero belga - Foto: IMAGO
O desespero belga - Foto: IMAGO

Deslize surpreendente adia apuramento da Bélgica para o Mundial

Cazaquistão de gala relançou contas do Grupo J. Lukebakio não foi utilizado

A Bélgica podia carimbar o passaporte para o Mundial 2026 no Cazaquistão, mas deslizou de forma surpreendente (1-1). Lukebakio, extremo do Benfica, não foi utilizado num duelo que começou da pior forma para os comandados de Rudi Garcia.

O prodígio de 17 anos Dastan Satpaev, reforço do Chelsea quando atingir a maioridade, inaugurou o marcador logo aos 9'. O pé esquerdo do extremo do Kairat Almaty chocou a turma belga, que chegou ao intervalo em desvantagem, muito por culpa de Temirlan Anarbekov.

O guarda-redes cazaque negou o golo do empate a Trossard por duas ocasiões em cinco minutos (20' e 23'), antes de frustrar uma oportunidade de ouro de Castagne, que tremeu no um contra um, em cima do intervalo. A ineficácia belga da primeira parte contrastou com maior acerto logo após o intervalo.

Castagne bailou pela esquerda e encontrou o experiente Hans Vanaken na pequena área, pronto para empatar a partida aos 48'. O médio do Clube Brugge podia ter consumado a reviravolta em três ocasiões, entre os 57' e os 60', mas não teve a frieza necessária para bisar e ser o herói de que a Bélgica precisava.

A missão do Cazaquistão complicou-se quando Chesnokov recebeu ordem de expulsão aos 79', mas a Bélgica não conseguiu quebrar o empate e adiou o apuramento. Os comandados de Rudi Garcia permanecem na liderança do Grupo J, com 15 pontos, mais dois do que a Macedónia do Norte que soma 13 e ainda pode ser igualada pelo País de Gales, que joga esta noite no Liechtenstein.

Os belgas recebem o lanterna vermelha do grupo na terça-feira, conscientes de que precisam de uma vitória para selar o apuramento.