IPMA deixa alerta para nova Depressão
Depois da tempestade Kristin, com muitos danos, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta, esta segunda-feira, para a chegada de uma nova depressão, batizada de Leonardo, que irá afetar Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores com precipitação intensa, ventos fortes, agitação marítima e queda de neve. Vários avisos meteorológicos, incluindo vermelho, laranja e amarelo, já foram emitidos.
Em Portugal continental, os efeitos da depressão Leonardo far-se-ão sentir entre a tarde de 3 e o dia 7 de fevereiro. O fenómeno começará a sul, no Baixo Alentejo e Algarve, na tarde de dia 3, com chuva forte e rajadas de vento que podem atingir os 75 km/h no litoral e os 95 km/h nas terras altas.
A partir do dia 4, a depressão alastrará às restantes regiões do continente, com o pico de intensidade previsto para a noite de 4 para 5 de fevereiro. Posteriormente, a precipitação passará a um regime de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo, trovoada e neve em altitudes acima dos 1500/1600 metros. O vento deverá abrandar temporariamente entre a tarde do dia 5 e a manhã do dia 6.
No que toca à agitação marítima, a costa ocidental será fustigada por ondas com até 6 metros de altura significativa e uma altura máxima que poderá chegar aos 11 metros. Prevê-se, contudo, uma diminuição temporária da ondulação entre a tarde de dia 4 e a manhã de 5 de fevereiro.
Situação nos arquipélagos
Nos Açores, a depressão Leonardo começará a manifestar-se a partir de quarta-feira, 4 de fevereiro. O arquipélago enfrenta o cenário mais severo, com um aviso vermelho de agitação marítima para o Grupo Ocidental, onde as ondas poderão atingir 10 metros de altura significativa e um máximo de 19 metros. Para os Grupos Central e Oriental, a previsão aponta para ondas de 9 e 8 metros, respetivamente. O vento será igualmente forte, com rajadas até 110 km/h nos Grupos Ocidental e Central e 100 km/h no Grupo Oriental, o que motivou a emissão de avisos laranja.
Já na Madeira, os efeitos serão sentidos entre 3 e 6 de fevereiro. A precipitação será mais notória na parte oeste da ilha, generalizando-se e intensificando-se na noite e manhã do dia 5. As rajadas de vento poderão alcançar os 85 km/h, subindo para 95 km/h nas terras altas, com maior intensidade na noite de 4 para 5 e durante o dia 6. A agitação marítima será elevada, principalmente na costa norte, com ondas de 4 a 5 metros, que aumentarão para 5 a 7 metros a partir do dia 5. O IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para vento e agitação marítima, não descartando a emissão de um aviso para precipitação.