Tribuna Van Dijk estará presente no estádio do Willem (Foto: Willem II)

De dispensado a... homenageado: a história de Van Dijk no Willem

Depois de ter dispensado o atual capitão do Liverpool e da seleção neerlandesa, o emblema de Tilburgo decidiu dar o nome da tribuna principal da academia ao central

O destino tem destas voltas. Em 2010, o Willem dispensou Virgil van Dijk, por considerar que o jovem defesa tinha «demasiadas limitações», como chegou a admitir Edwin Hermans, então treinador da equipa B. Quinze anos depois, o clube de Tilburgo decidiu reconhecer o percurso do atual capitão do Liverpool e da seleção neerlandesa, atribuindo o seu nome à tribuna principal do Sportpark Prinsenhoeve, a academia do clube.

«Enche-me de orgulho que a tribuna da academia tenha o meu nome. O Willem teve um papel importante na minha vida e no meu desenvolvimento como jogador. Que isso seja reconhecido desta forma significa muito para mim e para a minha família. É uma homenagem muito especial, e agradeço a ligação e o carinho que ainda sinto pelo clube», declarou Van Dijk. A homenagem não se fica por aqui. O Willem anunciou também a criação do Troféu Legado de Virgil, um torneio internacional que reunirá em Tilburgo 16 equipas juvenis de todo o mundo.

Van Dijk recordou ainda os primeiros passos no futebol, quando chegou ao clube em 1999, com apenas sete anos: «Era só mais um. Trabalhei imenso, mas não me destacava. Dei o esticão mais tarde que os outros, mas, de repente, num verão, cresci 18 centímetros.»

Apesar de ter sonhado em estrear-se pela equipa principal do Willem, o central acabou por sair para o Groningen, de onde seguiu para o Celtic, antes de se afirmar como um dos melhores defesas do mundo no Southampton e, mais tarde, no Liverpool. «O meu maior sonho era jogar pelo Willem. Tornar-me defesa central aqui e disputar muitos jogos. Infelizmente, as coisas aconteceram de outra maneira», confessou.

Van Dijk ao serviço do Willem (Imago)