Szoboszlai é o capitão e grande figura da seleção húngara (Imago) - Foto: IMAGO

Sonho realizado: Szoboszlai joga pela primeira vez contra Ronaldo e Portugal

O que há 16 anos parecia apenas um desejo, concretiza-se hoje no jogo de qualificação Hungria-Portugal para o Campeonato do Mundo: médio do Liverpool defronta ídolo de infância na Puskás Aréna

Há exatos 16 anos, aconteceu isto.

A seleção húngara recebeu Portugal num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, tal como hoje – a equipa da casa foi então liderada por Roland Juhász, e a equipa visitante por Cristiano Ronaldo. Como é habitual, as crianças acompanharam os jogadores na entrada em campo, e um menino de oito anos, vindo de Székesfehérvár, entrou no relvado de mão dada com Raúl Meireles.

O jogo terminou com uma vitória portuguesa por 1-0 (golo de Pepe) e muitos talvez já se tenham esquecido.

Mas nem todos… Aquele menino de oito anos, que hoje não é apenas um pai de família feliz, mas também um excelente futebolista, agora capitão da seleção húngara e um dos líderes do Liverpool, certamente não se esqueceu.

Sim, estamos a falar de Dominik Szoboszlai.

Szoboszlai, médio do Liverpool, é a grande figura desta Hungria

Tinha oito anos quando estive no Hungria-Portugal. Acompanhámos os portugueses até ao campo e eu estava a três pessoas de distância do Cristiano Ronaldo. Foi a vez em que estive mais perto dele, mas espero ter a oportunidade de o encontrar mais de perto.

O médio de 24 anos, prestes a somar a sua 57.ª internacionalização, vai defrontar Portugal pela primeira vez na carreira. No Campeonato da Europa de 2016, em França, onde se registou o inesquecível empate a três golos, ele, naturalmente, ainda não fazia parte do plantel. No Euro de 2021, parcialmente disputado em casa, ficou de fora devido a lesão, sendo apenas um observador do jogo da fase de grupos que, apesar de estar 0-0 aos 83 minutos, terminou com uma vitória portuguesa por 3-0. Além disso, se as estatísticas não enganam, ele nunca jogou contra uma equipa portuguesa a nível de clubes. A estreia será, portanto, no jogo de qualificação para o Mundial de hoje.

Szoboszlai em ação diante da Turquia
Szoboszlai em ação diante da Turquia

«Lembro-me perfeitamente de como era estar ao lado deles…» – recordou Dominik Szoboszlai o jogo de há 16 anos, na conferência de imprensa de segunda-feira – «Agora não estarei ao lado deles, mas sim contra eles, será um pouco diferente… Será uma sensação especial jogar contra o Ronaldo. Não é segredo, ele é o meu ídolo desde a infância. Já joguei contra muitos bons futebolistas, mas nunca contra ele, finalmente chegou a hora. Espero que corra bem…»