Cotrim de Figueiredo é candidato à Presidência da República, Sampaio da Nóvoa não avança

Eurodeputado desafia portugueses a «imaginar um Portugal diferente do que é hoje»

João Cotrim de Figueiredo, ex-líder da Iniciativa Liberal (IL) e atualmente deputado europeu, anunciou, na quarta-feira à noite, a candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. 

«Sou candidato à Presidência da República. Imagina Portugal a sério. Imagina Portugal onde podemos cumprir a nossa visão e alcançar os nossos sonhos. Imagina um país moderno, capaz de inovar e de avançar. Imagina um país onde a Liberdade é a base da cultura, do conhecimento e do crescimento», colocou ao início da noite nas redes sociais, com o lançamento de um site de campanha. 

Eem entrevista à SIC, referiu que pretende ser um «farol de referência» e «mostrar um certo caminho a Portugal», com a candidatura a Belém, referindo que a sua corrida é «abrangente». 

«Eu sei que não estou nisto sozinho e imagino aquela faixa do eleitorado — especialmente a mais dinâmica, o mais jovens — a olhar para a atual oferta de candidatos que se perfilam nestas presidenciais e a não se reverem», comentou.

Também na quarta-feira, o professor universitário António Sampaio da Nóvoa colocou-se no caminho inverso, tendo declarado estar fora da corrida presidencial. Numa declaração enviada à agência Lusa, afirma não ter condições para avançar.

«Após uma reflexão cuidada e aprofundada sobre o momento político que o país atravessa, e sobre as responsabilidades que um tal exercício exige, cheguei à conclusão de que não devo avançar para uma nova candidatura presidencial», escreve. «Não estão reunidas as condições para uma candidatura aberta e plural, humanista, transversal aos mais diversos sectores da sociedade, como aconteceu nas eleições de 2016, nas quais recebi 23% dos votos», acrescenta. 

Estão na corrida o almirante Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, António José Seguro e António Filipe, num grupo já com cerca de 20 candidaturas de vários quadrantes.  

Sugestão de vídeo: