Controvérsia na Roménia: acusações de sorteio manipulado (vídeo)

Federação Romena de Futebol está a ser acusada de corrupção, após um sorteio caricato para a Taça, e negou a situação em comunicado

Enorme polémica na Roménia. Na última terça-feira, realizou-se o sorteio do play-off da Taça e gerou bastante controvérsia pelo mundo fora, não só no país, com várias acusações a serem feitas de manipulação e corrupção.

O problema está na forma como Gabriel Bodescu, vice-secretário geral da Federação Romena de Futebol, tentou misturar as bolas (com os nomes dos clubes) numa taça muito pequena e sobrelotada. Acabou por não misturar nada e abrir uma das primeiras bolas em que pegou, parecendo tentar disfarçar no processo.

Antes tinha saído o nome do Farul Constanta, sexto classificado da primeira divisão, e o adversário acabou por ser o Corvinul Hunedoara, do segundo escalão, sendo que apenas um deles passa à fase final da competição. O jogo está marcado para o dia 28 de agosto.

Como seria de esperar, o vídeo rapidamente viralizou em escala mundial e gerou bastante polémica nas redes sociais. Por isso, a Federação lançou um comunicado a explicar a situação e a negar qualquer tipo de manipulação no sorteio, reconhecendo o erro em usar taças demasiado pequenas, mas garantindo que houve «transparência e imparcialidade.»

Comunicado na íntegra:

«A FRF admite que o tamanho da taça utilizada para os sorteios era menor do que o ideal para garantir uma mistura mais fácil das bolas. No entanto, isso não afetou de forma alguma a imparcialidade do processo, uma vez que a mistura e o sorteio foram realizados em conformidade com os procedimentos, na presença de representantes de alguns dos clubes participantes nesta fase e ao vivo na FRF TV, garantindo transparência e imparcialidade. A Federação Romena de Futebol rejeita categoricamente qualquer tentativa de criar a impressão de que houve favoritismo ou manipulação no sorteio.»

Sugestão de vídeo: