O clube terá um novo estádio, com capacidade para 100 mil adeptos. Old Trafford sai de cena e o 'new' deverá estar de pé em 2031.

Como vai o Manchester United encurtar o período de construção do novo estádio

Arquiteto Norman Foster explica processo de fabrico; financiamento ainda por explicar

O Manchester United oficializou o plano para a construção do maior estádio do Reino Unido, com capacidade para 100 mil pessoas, perto de Old Trafford. Projetos desta envergadura levam, normalmente, 10 anos a completar, mas os 'red devils' ambicionam reduzir esse período para metade, de forma a poderem jogar no novo estádio já em 2030. Como será isto possível?

Galeria de imagens 8 Fotos

O plano é usar o histórico canal marítimo de Manchester para transportar por baixo dele 160 componentes pré-fabricados, explica o arquiteto do projeto, Lord Norman Foster:

«Vamos usar o pré-fabricado, utilizando a rede do canal marítimo de Manchester, damos-lhe uma nova vida, transportando componentes, 160 deles, tipo peças de Meccano. E depois reconstruiremos a estação de Old Trafford, que se torna o pivô [no] caminho processional para o estádio, acolhedor no coração de um novo bairro desportivo.»

«Depois reconstruiremos Old Trafford, que se tornará o ponto de partida para o estádio», acrescentou Foster.

A data de início da construção, no entanto, ainda não foi definida.

«Depende da rapidez com que o governo vai começar o programa de renovação [do bairro]. Penso que querem agir depressa e ver progresso ainda neste mandato», afirmou o coproprietário Sir Jim Ratcliffe na apresentação.

«O Manchester United é o clube de futebol mais amado do mundo e, na minha opinião, o maior, e merece um estádio à altura do seu estatuto. É mais difícil construir um estádio com capacidade para 100.000 pessoas, mas acho que o Reino Unido precisa de uma infraestrutura emblemática como essa, e o Norte de Inglaterra é o melhor local para a sua construção» afirmou Ratcliffe.

Sobre o papel do governo, esclareceu: «Governos anteriores apoiaram vários projetos de renovação semelhantes, mas principalmente em Londres. Houve alguns menores no norte, mas este será o maior do seu género. Apoiaremos os planos governamentais de crescimento com um novo estádio. Obviamente, quanto mais emblemático e impressionante for o estádio, mais bem-sucedido será o programa de renovação.»

Galeria de imagens 9 Fotos

Quanto ao financiamento do projeto, ainda por explicar, o CEO Omar Berrada acrescentou à Sky Sports: «Estamos a analisar todas as opções, ainda é muito cedo. Consideramos que se trata de uma oportunidade de investimento muito atractiva. Mais uma vez, como parte de um projeto de regeneração mais amplo. Estamos bastante confiantes de que seremos capazes de encontrar formas de o financiar e de trabalhar com o governo para pôr em prática um projeto de regeneração muito, muito emblemático e fascinante.»