Como é que o Estoril entra na luta pelo poder no Crystal Palace…
Uma luta de poder pelo controlo maioritário do Crystal Palace, da Premier League, pode promover, apurou a A BOLA, uma alteração significativa na estrutura acionista do Estoril. Em traços gerais, podem explicar-se, assim, as insistentes notícias que apontam o interesse do empresário norte-americano John Textor, e a sua Eagle Holding, no clube português.
Detida pela MSP Sports Capital, e presidida pelo espanhol Ignacio Beristain Borra, a SAD do Estoril mantém-se apetecível no mercado. Não surpreendendo o interesse de John Textor – A BOLA sabe que há um outro grupo económico potencialmente interessado nos estorilistas – que, depois de gorada a possibilidade de investir no futebol português via Benfica, ainda na parte final da gestão de Luís Filipe Vieira e num processo já concluído com Rui Costa à frente da Administração dos encarnados, tem assim nova oportunidade de alargar a sua rede de clubes a um mercado que desde sempre o seduziu.
Investidor de referência do Botafogo (Brasil), Lyon (França) – mesmo que sejam públicas as divergências na gestão do clube com o histórico dirigente do emblema gaulês Jean-Michel Aulas –, RWD Molenbeek (Bélgica) e FC Florida (EUA), John Textor é também acionista – detém menos de 20 por cento – dos ingleses do Crystal Palace. O norte-americano quereria mais protagonismo e poder de decisão nos londrinos o que, para já, não se afigura viável.
Mesmo assim, John Textor é detentor de percentagem significativa, é certo, que obrigou a um investimento superior a 100 milhões de euros e que lhe garante, somente, um lugar no Conselho de Administração do clube londrino ao lado, por exemplo, de David Blitzer, o investidor norte-americano, de 54 anos, que está por detrás da MSP Sports Capital que, para além da SAD do Estoril, tem igualmente interesses económicos na XGames (eventos de desportos radicais), McClaren (Fórmula 1) e nos clubes de futebol Alcorcón (Espanha), SK Beveren (Bélgica), FC Augsburgo (Alemanha) e Brondby (Dinamarca).
Paralelamente, e através de outras parcerias, David Blitzer tem também investimentos nos Cleveland Guardians (MLB), Real Salt Lake (MLS), Philadelphia 76ers (NBA), New Jersey Devils (NHL) e Pittsburgh Steelers (NFL). E deseja reforçar a sua posição, ainda mais, no Crystal Palace. É aí que pode, então, entrar o Estoril, numa troca de ações com John Textor. O assunto já terá mesmo sido abordado entre os investidores e pode, a médio prazo, alterar o desenho acionista do clube português. David Blitzer e John Textor têm a palavra.