Eleições presidenciais - Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
Eleições presidenciais - Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

CNE garante estar «tudo a postos» para as Eleições Presidenciais no domingo

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garantiu esta sexta-feira que está «tudo a postos» para as eleições presidenciais de domingo, mas o mau tempo já obrigou ao adiamento do ato eleitoral em três municípios e à alteração de 57 locais de voto em todo o país.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da CNE, André Wemans, confirmou que os preparativos estão concluídos, mas a situação continua a ser acompanhada de perto. «Estamos a monitorizar a situação porque, até domingo, ainda poderá haver alterações devido às previsões de chuva intensa», afirmou, lembrando que os municípios em estado de calamidade podem adiar as eleições ou alterar os locais de votação até ao dia do sufrágio.

Até ao momento, os municípios de Alcácer do Sal (Setúbal), Arruda dos Vinhos (Lisboa) e Golegã (Santarém) decidiram adiar o ato eleitoral. A decisão foi justificada pela falta de «condições de segurança, acessibilidade e funcionamento regular das assembleias e secções de voto». Adicionalmente, o município de Santarém pediu o adiamento em apenas duas secções de voto.

As alterações aos locais de voto afetam já 13 distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira, totalizando 57 mudanças. De acordo com o Portal do Eleitor, o distrito de Leiria é o mais afetado, com 25 alterações. Seguem-se Coimbra e Santarém, com seis cada, Évora (4), Lisboa (3), Bragança, Faro, Guarda e Viseu (2 cada), e ainda Beja, Braga, Castelo Branco, Vila Real e a Madeira, com uma alteração cada.

Face a estas mudanças, a CNE apela à participação cívica e recomenda que todos os eleitores verifiquem o seu local de voto através do número 3838 ou do site www.recenseamento.mai.gov.pt, dado que pode haver mais alterações em outras freguesias.

Recorde-se que a depressão Marta trará chuva, neve, vento forte e agitação marítima a Portugal continental a partir de sábado, o que poderá agravar a situação, nomeadamente com a subida dos caudais dos rios e ribeiras a sul do Tejo.