Clubes das competições profissionais chumbaram proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA - Foto: Liga
Clubes das competições profissionais chumbaram proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA - Foto: Liga

Clubes da Liga 2 colocam providência cautelar no TAD contra decisão da Liga

Em causa a decisão, aprovada em assembleia geral, relativa ao mecanismo de solidariedade

UD Leiria, Vizela e Felgueiras avançaram com providência cautelar contra a exclusão dos clubes da Liga 2 sobre o mecanismo de solidariedade da UEFA, confirmou, esta sexta-feira, à agência Lusa fonte ligada ao processo.

A providência cautelar é contra a Liga, contestando as deliberações tomadas nas recentes assembleias gerais, de 16 de janeiro e 6 de fevereiro. Nesta última reunião magna, os clubes das competições profissionais voltaram a chumbar a proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA pelos clubes das duas primeiras divisões nacionais.

Eis os processos que deram entrada no TAD

Na ocasião, seis das 18 sociedades desportivas da Liga opuseram-se a essa distribuição, fazendo cair a proposta, que precisava de uma maioria qualificada de, pelo menos, 75% dos clubes da Liga para ser aprovada.

Desta forma, os clubes da Liga 2 deixam de receber, esta época, cerca de seis milhões de euros que seriam distribuídos pelos clubes da Liga que não participam nas competições europeias, os quais têm direito a um bolo global de 12 milhões de euros.