Portugal fustigado por chuva
Portugal fustigado por chuva - Foto: IMAGO

Chuva e vento forte colocam 11 distritos sob aviso amarelo

Condições atmosféricas vão piorar já esta segunda-feira

Onze distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A situação meteorológica adversa deverá afetar sobretudo o litoral e o centro do país, num quadro marcado também por vento intenso em algumas regiões.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga entram em aviso amarelo já a partir das 21:00 desta segunda-feira e até às 09:00 de terça-feira, devido à chuva intensa. Para além da precipitação, o IPMA emitiu ainda aviso para vento forte nestes dois distritos entre as 21:00 desta segunda-feira e as 06:00 de terça-feira, com rajadas que podem atingir os 75 quilómetros por hora na faixa costeira e os 90 km/h nas zonas montanhosas.

Na terça-feira, entre as 00:00 e as 09:00, o aviso amarelo por causa da chuva estende-se a mais nove distritos do continente: Faro, Porto, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra. O IPMA alerta para a possibilidade de períodos de precipitação intensa, que podem causar constrangimentos pontuais, nomeadamente em zonas urbanas mais vulneráveis.

Também a Região Autónoma da Madeira será afetada pelo agravamento das condições meteorológicas. A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estarão sob aviso amarelo devido à chuva entre as 18:00 desta segunda-feira e as 00:00 de terça-feira. Já as costas norte e sul da Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso amarelo na terça-feira, entre as 09:00 e as 21:00, por causa da agitação marítima, com ondas que poderão atingir os quatro a cinco metros.

Nos Açores, o IPMA emitiu aviso laranja para o grupo ocidental, que inclui as ilhas das Flores e do Corvo, devido à forte agitação marítima, passando depois a aviso amarelo. Os grupos central e oriental estão igualmente sob aviso amarelo por causa do vento forte e do estado do mar. O aviso laranja corresponde a uma situação de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo sinaliza risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.