Catarina Costa sagra-se pentacampeã nacional
Após no primeiro dia, destinado às categorias mais pesadas, apenas Patrícia Sampaio (-78 kg, Gualdim Pais), Margarida Brás (-63 kg, Sporting) e Diogo Chantre (-100 kg, Algés) terem renovado o título de campeões, na segunda jornada do Nacional, disputado no Pavilhão Multiusos de Odivelas, voltaram a ser poucos os judocas bem-sucedidos na missão.
Com os mais leves em ação, Catarina Costa (-48 kg) regressou a tempo do Grand Slam de Abu Dhabi, onde combatera sexta-feira, para manter-se campeã de Portugal, êxito que só Miguel Gago (-66 kg) e João Fernando, este em absolutos masculinos, conseguiram acompanhar.
Significa isto que, nas 14 categorias em disputa, mais as duas competições de absolutos (sem limites de peso), somente seis judocas repetiram a subida ao mais alto degrau do pódio. Todos os outros foram novos campeões ou voltaram a conseguir sê-lo.
No caso de Catarina Costa, a olímpica da Académica de Coimbra e atual vice-campeã europeia, ganhou a prova mais importante do calendário nacional pela quinta vez, com Mariana Pereira (ADJF) a voltar a ocupar o 2.º lugar.
Agora definitivamente nos -52 kg, Maria Siderot (Sporting), repetiu o título que conseguira na categoria em 2021 ao superar na final a também internacional Raquel Brito. Por fim, em -57 kg, Ana Agulhas (Algés) manteve-se imbatível na prova e pôde juntar a medalha de 1.º lugar à que conseguira em 2022.
No sector masculino, Bernardo Fernandes (ACMC), 3.º há um ano, voltou a ser campeão nacional de -60 kg, já o conseguira em 2021, ao derrotar na final Daniel Viegas (CNSu).
Já Miguel Gago (Ac. Coimbra) completou o tetra consecutivo ao bater Tomás Fonseca (Sporting) no derradeiro combate dos -66 kg. Desde 2022 que ninguém o impede de levar o ouro.
Quanto aos absolutos, o olímpico do Sporting João Fernandes, que não conseguiu manter o ceptro nos -81 kg, não deu hipóteses e, tal como em 2024, sagrou-se novamente campeão derrotando o colega de equipa Diogo Brites. Já na senhoras, o título ficou na posse de Cláudia Penha (SCPo), que na passada temporada ficara em 2.ª classificada.
Pódios do Nacional individual 2025
Masculinos
-𝟲𝟬𝗞𝗴: 1.º, Bernardo Fernandes (ACMC); 2.º, Daniel Viegas (CNSu); 3.º, Francisco Bastos (FSal) e Bruno Barros (COCS).
-𝟲𝟲𝗞𝗴: 1.º, Miguel Gago (AAC); 2.º, Tomás Fonseca (SCP); 3.º, Rodrigo Lopes (SLB) e José Sereno (SAD).
Absolutos: 1.º, João Fernando (SCP); 2.º, Diogo Brites (SCP) ; 3.º, Ryan Moura (SUS) e Henrique Ferreira (SCP)
Femininos
-𝟰𝟴𝗞𝗴: 1.º, Catarina Costa (AAC); 2.º Mariana Pereira (ADJF).
-𝟱𝟮𝗞𝗴: 1.º, Maria Siderot (SCP); 2.º, Raquel Brito (SAD); 3.º, Sofia Gaspar (AAC) e Maria Rodrigues (CJAH).
-𝟱𝟳𝗞𝗴: 1.º, Ana Agulhas (SAD); 2.º, Raquel Brás (SUS) e Teresa Trindade (JCPr).
𝗔bsolutos: 1.º, Cláudia Penha (SCPo); 2 .º, Beatriz Moreira (AAC); 3.ª, Joana Moreira (AAC)