Casa Pia-Chaves: (quase) confirmação casapiana ou (possível) renascimento flaviense?
Ganhar, ganhar ou ganhar. São estas as três hipóteses em cima da mesa para o Chaves. Só um triunfo poderá continuar a deixar os flavienses a sonhar com a manutenção entre os grandes do futebol português. Não que a descida de divisão seja o resultado imediato de uma não vitória esta tarde, porque não é isso que diz a matemática, mas se o regresso a Trás-os-Montes não for feito com os três pontos na bagagem, então a contabilidade fica ainda mais desorganizada. E com as contas praticamente no... negativo.
Do outro lado apresenta-se um Casa Pia que ainda não tem a sua situação totalmente resolvida, é um facto, mas também não é menos verdade que se os lisboetas garantirem hoje os três pontos já dificilmente passarão por mais sobressaltos até final da temporada. Desde logo, porque uma vitória garante que os lugares de descida direta já não sejam um perigo. A única hipótese de eventual queda dos gansos será via play-off.
O campeonato está a chegar ao fim. Este duelo é relativo à 31.ª jornada da Liga e, como tal, a margem de erro para quem está em situação de (extrema) necessidade é praticamente nula. O Casa Pia (32) tem a vantagem de ter algum conforto relativamente ao Chaves (23) - são nove os pontos que separam as duas equipas -, mas manda a prudência que não se deitem foguetes antes da festa.
Já o Chaves está na tal situação de não-retorno. Porque os transmontanos estão (mesmo) obrigados a ganhar a maioria dos 12 pontos que ainda estão em disputa até final da prova. Não só para tentarem a salvação direta, mas, pelo menos, para almejarem a 16.ª e antepenúltima posição, neste momento ocupada pelo Portimonense, que tem 28 pontos.
Um lar que não tem sido assim tão doce. Desde logo porque os jogos caseiros dos casapianos não são realizados propriamente... em casa. Com as obras em Pina Manique, tem sido o Estádio Municipal de Rio Maior a casa dos gansos - cenário que, ao que tudo indica, vai repetir-se na temporada vindoura.
Mas o recinto riomaiorense tem sido como que assombrado para os lisboetas. Afinal, na condição de visitado o Casa Pia apenas conseguiu 11 dos 32 pontos que tem nesta altura - duas vitórias e cinco empates em 15 jogos. Ou seja, praticamente dois terços dos pontos somados pelos casapianos foram conquistados em casa alheia. Literalmente. Entenda-se, no reduto dos adversários.
Apesar de ter voltado a conquistar pontos, a verdade é que o último jogo caseiro até deixou os adeptos do Casa Pia satisfeitos. A derrota pela margem mínima diante do FC Porto (1-2) não beliscou a entrega e abnegação dos comandados de Gonçalo Santos que, com uma taxa mais elevada de finalização até poderiam ter conquistado pontos frente aos dragões.
Agora, com nova hipótese de jogar perante os seus adeptos, o emblema de Pina Manique quererá voltar a ser feliz e a deixar quase tudo em... pratos limpos. Leia-se, dar um passo de gigante rumo à permanência.
Equipa provável (3x4x3): Ricardo Batista; João Nunes, Zolotic e Duplexe Tchamba; Larrazabal, Ângelo Neto, Telasco Segovia e Leonardo Lelo; Yuki Soma, Felippe Cardoso e Nuno Moreira
Lesionado: Rafael Brito
Castigados: -
A antevisão de Gonçalo Santos (treinador do Casa Pia):
Os quatro pontos somados nas duas últimas jornadas - vitória sobre o Vizela (1-0) e empate com o Estoril (2-2) - abriram uma nova janela de esperança aos flavienses.
O primeiro sinal dessa luz ao fundo do túnel foi consubstanciado pela saída do último lugar, agora na posse do Vizela, sendo que, perante tamanha montanha (ainda) por escalar, é mesmo caso para dizer que terá de ser dado... um passo de cada vez. Como tal, o próximo desafio será tentar chegar (ainda) mais perto da antepenúltima posição, que já não origina a descida direta, dando, isso sim, direito à participação no play-off de permanência/descida diante do 3.º classificado da Liga 2.
Quem está, à entrada para esta 31.ª jornada, no 16.º lugar da tabela classificativa é o Portimonense, com os algarvios a terem mais cinco pontos que os transmontanos. Mas como quem ouse dar um passo maior que a perna poderá ficar mais exposto a uma queda... perigosa, então é melhor o Chaves pensar, para já, em encurtar distâncias.
É quase obrigatório vencer o Casa Pia e esperar por um deslize do Portimonense - que nesta ronda recebe o Moreirense (amanhã, às 15.30 horas). Mas, já agora, o Chaves espreitará também eventuais derrotas de Estrela da Amadora - que tem 29 pontos e que vai ser anfitrião do Farense (na próxima segunda-feira, às 20.15 horas) -, Estoril - que tem 30 pontos e que joga em casa diante do Famalicão (amanhã, às 18 horas) - e Boavista - que também tem 30 pontos e que vai deslocar-se ao reduto do Vitória de Guimarães (hoje, às 20.30 horas).
Equipa provável (3x4x3): Hugo Souza; Ygor Nogueira, Vasco Fernandes e Sandro Cruz; João Correia, Dário Essugo, Kelechi e Carraça; Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Raphael Guzzo
Lesionados: Júnior Pius, Cafú Phete e Guima
Castigados: -
A antevisão de Moreno Teixeira (treinador do Chaves):
É um jogo de tripla. É um jogo que pode permitir que grande parte das decisões fiquem tomadas. Em caso de vitória, o Casa Pia garante, desde logo, que já não cairá nos lugares de descida direta e que um eventual dissabor na presente temporada será apenas possível com a ida ao play-off. Em caso de triunfo, o Chaves pode ver aumentadas as possibilidades de continuar a pontificar na elite nacional na próxima época. Perante estes dados, é de esperar um jogo de alta tensão. De nervos. Porque, afinal, o fecho da cortina do campeonato está... ao virar da esquina. O resultado do duelo desta tarde permitirá a (quase) confirmação casapiana ou (possível) renascimento flaviense?..
Artigos Relacionados: