Carlos Vicens, técnico espanhol do SC Braga, abordou a polémica que vai envolvendo o calendário das competições nacionais - Foto: Miguel Nunes
Carlos Vicens, técnico espanhol do SC Braga, abordou a polémica que vai envolvendo o calendário das competições nacionais - Foto: Miguel Nunes

Carlos Vicens: «SC Braga é a equipa portuguesa com mais jogos esta temporada»

Treinador dos guerreiros do Minho abordou as questões de calendário, mencionando que nunca usou as mesmas como desculpa; ainda deixou elogios ao Arouca e falou sobre a expulsão de Rodrigo Zalazar no jogo europeu

O SC Braga viaja até Arouca, este domingo, pelas 20.15 horas, em partida da 12.ª jornada da Liga, e Carlos Vicens elogiou bastante o adversário, apesar de apenas somarem um triunfo no seu estádio esta época.

«Não está no melhor momento, mas é uma equipa com ideias claras, com uma identidade bem definida, forte, sabe como quer fazer as coisas, como pretende competir e isso é de admirar. No futebol de alto nível as equipas passam por isto [períodos menos bons], cada jogo é difícil e temos de valorizar o que tentam fazer. Passe por momentos melhores ou piores, importa que recordem o legado, o trabalho, mais do que os resultados e, por isso, é de admirar o que estão a tentar fazer.»

Nos últimos dias tem-se discutido muito o calendário, com fortes críticas do FC Porto, mas o treinador dos arsenalistas recordou a forma como chegou ao jogo no Estádio do Dragão e como tem insistido que faz tudo parte de uma temporada longa.

«Digo o mesmo desde o início: o calendário é o que é. O SC Braga é a equipa portuguesa com mais jogos esta temporada e se quisermos continuar a ter sucesso nas diversas competições, o calendário é mesmo assim. Quando jogámos no Estádio do Dragão, tivemos um jogo a meio da semana, com o Santa Clara [Taça da Liga] e o FC Porto teve uma semana limpa. Não usei isso como desculpa, mas chegámos menos frescos. O FC Porto decidiu ter o jogo com o V. Guimarães noutro momento. Repito: o calendário é o que é», explicou o técnico espanhol, de 42 anos, que ainda tinha mais elogios para fazer, desta feita a um jogador seu.

«Gabri Martínez? É um jogador que dá tudo em campo e nós, enquanto equipa técnica, temos de ser capazes de perceber como potenciar as suas virtudes, para que possamos ajudar o jogador a melhorar, dar-lhe pequenas dicas. Teve azar com a lesão logo no início da época que o deixou de fora, pouco a pouco foi entrando e todos são importantes. Estamos contentes com ele, com a equipa e com este processo de trabalho que nos permite que os jogadores vão subindo o seu rendimento.»

Na partida para a Liga Europa, frente ao Glasgow Rangers, Rodrigo Zalazar acabou expulso e Carlos Vicens referiu que o caso vai ser analisado internamente, mas salientou o facto de o médio uruguaio ter mostrado arrependimento pela situação.

«Cada caso é um caso. É preciso analisar todas as situações e os seus fatores. Sentiu-se arrependido por ter deixado a equipa reduzida a dez jogadores, pediu desculpas aos colegas e, como vou dizendo, temos todos de aprender e devemos evitar repetir ou cometer estes erros. Não podem acontecer. Internamente, vamos analisar e tratar da forma como devemos tratar. Nada mais há a dizer.»