Capitão do México e jogador de NES nega envolvimento em alegado plano de rapto
O médio do West Ham, Edson Alvarez, também capitão da seleção do México, viu-se forçado a negar publicamente as alegações que o associam a um suposto plano de rapto, prometendo avançar com ações legais contra quem fizer ou divulgar acusações falsas.
«Rejeito categoricamente qualquer alegação ou tentativa de associar o meu nome a acontecimentos, conflitos ou condutas que não têm absolutamente nenhuma relação comigo. Se alguém acredita ter provas de qualquer irregularidade da minha parte, existem autoridades, procuradores e tribunais aos quais essas provas podem ser apresentadas. Acusações graves devem ser sustentadas por evidências e levadas às autoridades apropriadas, e não feitas por meio de declarações em veículos cuja prioridade seja o sensacionalismo e a exposição na imprensa», lê-se, no extenso comunicado emitido pelo jogador.
O cineasta mexicano Juan José López Ordóñez alegou, numa entrevista à TVNotas, ter sido raptado em novembro de 2024. Segundo o relato, duas pessoas forçaram a entrada no seu carro, vendaram-no e ameaçaram-no com armas, chegando a ser-lhe inserida uma seringa no pescoço. Os raptores ter-lhe-ão dito que agiam sob ordens de Jonathan Toache Bedolla, na altura sogro de Alvarez.
Ordóñez afirma que conseguiu escapar com a ajuda de transeuntes e que reportou o incidente à polícia. Embora não acuse o futebolista de envolvimento direto, o cineasta sustenta que Edson Alvarez tinha conhecimento do plano.
Na origem do conflito estará uma alegada dívida de cerca de 179 mil euros que Ordóñez reclama a Edson Alvarez, referente a um documentário sobre o capitão da seleção mexicana produzido antes do Mundial 2022, no Qatar. O cineasta terá pedido o pagamento em 2024, altura em que também estaria envolvido numa disputa com o então sogro do jogador por causa de uma propriedade.
«Não permitirei que o meu nome seja usado para alimentar conflitos entre terceiros ou para obter exposição mediática. Por isso, dada a gravidade das declarações, instruí a minha equipa jurídica a avaliar e a tomar as medidas legais apropriadas», garantiu o jogador treinado por Nuno Espírito Santo.
Alvarez demarcou-se também das ações do seu ex-sogro: «Não me compete confirmar, negar ou comentar o que possa ser dito sobre terceiros, mas é minha responsabilidade deixar uma coisa absolutamente clara: não tenho nada a ver com os acontecimentos que estão a ser noticiados».
O médio, que soma 74 jogos pelo West Ham desde que chegou do Ajax em 2023, concluiu o comunicado reforçando o seu compromisso com a carreira e a família. «A minha prioridade é, e continuará a ser, onde sempre esteve: as minhas filhas, a minha família e a minha carreira profissional».