A festa portuguesa na areia de Viareggio, em Itália
Portugal conquistou a Liga Europeia feminina — Foto: BSW

Campeãs europeias e reconhecimento do País

Futebol#NãoPára é o espaço de opinião quinzenal de Vasco Pinho, Diretor da Federação Portuguesa de Futebol

Os últimos dias foram importantes para as seleções nacionais, sobretudo com a conquista, ontem, da Liga Europeia feminina, em futebol de praia. O título europeu chegou com naturalidade. Estão de parabéns as jogadoras, equipa técnica e estrutura por atingirem um objetivo assumido sem desassombros.

A final de Viareggio, com a Espanha, foi vista ao vivo por Pedro Proença, com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e respetiva Direção a somarem o terceiro título em sete meses desde a tomada de posse, após as conquistas da Liga das Nações e do Europeu de sub-17.

Foi o pináculo de uma data FIFA imaculada, com duas vitórias em outros tantos jogos por parte da Seleção Nacional AA e dos sub-21, líderes dos respetivos grupos, nas caminhadas para o Mundial-2026 e Europeu de sub-21, com boas perspetivas para os próximos compromissos, marcados para outubro.

Com o talento e a qualidade, vem a responsabilidade. As seleções nacionais são, hoje, as principais embaixadoras do País e o expoente máximo do futebol português, fruto do trabalho dos clubes e do movimento associativo. Consciente desta admiração, a FPF e o futebol português assumem um papel de responsabilidade de promover o debate sobre a indústria e apontar os caminhos para o futuro do futebol.

Agendado para 8 e 11 de outubro, na Cidade do Futebol, o Portugal Football Summit será uma cimeira que promete marcar o calendário de eventos do País.

Esta semana, foi divulgada a presença de várias personalidades que estarão no Portugal Football Summit, desde logo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o líder da UEFA, Aleksander Ceferín.

A participação do Chefe de Estado confere ao evento a maior dimensão nacional possível, uma presença que muito honra a FPF. Por outro lado, a participação de Aleksander Ceferin resulta de contactos diretos estabelecidos por Pedro Proença com a apresentação de um projeto que entusiasma a UEFA.

Marcelo Rebelo de Sousa e Aleksander Ceferín estarão na sessão de abertura da cimeira e juntam-se a um conjunto de oradores já anunciados, entre os quais a Seleção Nacional AA e o selecionador nacional, Roberto Martínez, além doutras figuras.

O Portugal Football Summit será mais do que um evento, é o contributo do futebol português para o futuro da indústria. É mais uma oportunidade de promoção de Portugal enquanto país de excelência na organização de eventos.

Cumpre-se, assim, um dos desígnios desta Direção, o de internacionalizar a marca FPF e do futebol português, através de um evento que será motivo de orgulho para toda a nação.