Portugal conta connosco
Nas últimas semanas, ninguém ficou indiferente ao flagelo dos incêndios, com Portugal a ser fustigado pelos fogos, cuja última estimativa apontada para três por cento de área ardida. Com o território perde-se memória, legado e vida, num fenómeno que transforma de forma vincada todos aqueles que lidaram com esta tragédia.
Sem ficar imune às imagens, a Federação Portuguesa de Futebol, através da Fundação FPF, lançou a campanha solidária 'Portugal Conta Connosco', uma iniciativa de ajuda aos Bombeiros, heróis sem capa, que, mesmo perante um adversário poderoso, tudo fazem para defender populações. A campanha arrancou na passada terça-feira, numa apresentação que juntou várias entidades e forças da sociedade que, de forma pronta, se associaram a esta iniciativa.
Até 11 de outubro, dia do Portugal-República da Irlanda, os portugueses poderão contribuir através de uma linha solidária — 761 200 200 — além de uma conta bancária destinada aos donativos.
A Seleção Nacional cedeu de pronto uma camisola assinada por todos os jogadores que será, posteriormente, leiloada, além da doação da parte da receita do Portugal-República da Irlanda.
A adesão da população tem sido fantástica e mostra a união e solidariedade dos portugueses. Só nos primeiros dias de campanha, a linha já tinha recebido mais de seis mil chamadas, número que, à hora em que escrevo esta crónica, estou seguro de que foi superado. Nesta iniciativa, a Fundação FPF e todos os parceiros contam com a colaboração da Liga dos Bombeiros Portugueses que, no terreno, identificará as necessidades, para aplicar a quantia angariada de forma ativa.
Como assinalou o presidente da FPF, Pedro Proença, durante a apresentação da campanha, «o futebol sempre saiu em defesa da causa mais urgente. E volta a fazê-lo». As demonstrações mais recentes provam a responsabilidade dos clubes e do futebol no apoio à comunidade, seja num âmbito mais local, ou numa mobilização maior, como sucedeu com a ajuda à Ucrânia, depois da invasão da Rússia.
Com a criação da Fundação FPF, o futebol ganha uma entidade dedicada a utilizar, de forma estruturada, a notoriedade da modalidade para a responsabilidade social para ajudar a fazer a diferença.
O futebol, enquanto fenómeno de massas, possui uma capacidade de mobilização sem paralelo no mundo. Os clubes e instituições têm a responsabilidade de retribuir à população, na procura de uma sociedade mais inclusiva.
Iniciativas como a Portugal Conta Connosco mostram como o mais pequeno contributo pode fazer a diferença. A Fundação FPF ajudará a passar a bola.