Campeão olímpico falha final em Tóquio: «Preciso saber se vale a pena continuar a sofrer»
Após falhar a qualificação para a final dos 100 metros nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, Marcell Jacobs campeão olímpico e bicampeão europeu não escondeu desilusão e deu a entender inclusivamente que pondera terminar a carreira.
Em 2021, no Estádio Olímpico de Tóquio, Marcell Jacobs conquistou a medalha mais importante da sua carreira – ouro nos 100 metros dos Jogos Olímpicos. Com um tempo de 9,80 segundos, o italiano superou o americano Fred Kerley (9,84) e o canadiano Andre De Grasse (9,89).
Quatro anos depois, no mesmo estádio da capital japonesa, Jacobs sofreu uma grande desilusão, ao falhar a qualificação para a final dos 100 metros nos Campeonatos Mundiais de Atletismo.
Nas eliminatórias, o atleta de 30 anos correu os 100 metros em 10,20 segundos e, nas meias-finais, registou um tempo de 10,16 segundos, mas não foi suficiente para garantir a sua presença entre os oito melhores do mundo.
No final da competição, o italiano admitiu que está a ponderar terminar a carreira. «A minha cabeça diz-me que não consigo continuar a enfrentar toda esta desilusão. Sei que não mereço 10,16, mas é tudo o que as minhas pernas conseguem fazer agora», começou por dizer.
«No ano passado, depois dos Jogos Olímpicos e de me aproximar do meu recorde pessoal, fiz uma promessa: se tiver mais uma época difícil, vou pensar sobre o meu futuro», continuou, citado pela Gazzetta Dello Sport.
«Ao longo da minha carreira, as palavras de tristeza superaram as de alegria por três vezes. Preciso de tempo para perceber se vale a pena continuar a sofrer assim. A parte mais difícil para mim, como atleta profissional, é não ver os resultados», confessou ainda.
De regresso a Tóquio, o atleta admitiu que esperava que as boas memórias dos Jogos Olímpicos de há quatro anos o ajudassem: «Sabia que seria uma época algo desafiadora, mas este é o estádio que me proporcionou o melhor dia da minha vida e esperava que talvez houvesse um pouco de magia. Outros vieram mais bem preparados do que eu, mas é assim o desporto. Não se pode viver do passado.»
Nos 100 metros, Marcell Jacobs tem no seu palmarés uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e duas medalhas de ouro nos Campeonatos Europeus, uma em 2022 (Munique) e outra em 2024 (Roma).
Artigos Relacionados: