Monitor do VAR
Monitor do VAR - Foto: IMAGO

Brasil testa ferramenta de vídeo inovadora na Taça Paulista

Desafio de vídeo ou 'challenge' já é utilizado no ténis, NBA ou voleibol

O futebol brasileiro continua a inovar e as meias-finais da Taça Paulista vão contar com uma tecnologia de vídeo que ainda não tinha sido utilizada no país, anunciou a Federação Paulista.  

A ferramenta, conhecida como challenge ou desafio de vídeo, já se utiliza no voleibol, ténis e NBA. A novidade foi passada aos clubes que ainda estão em prova na Taça Paulista – (XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente. O modelo foi testado pela FIFA em competições na formação, exemplo disso o Mundial feminino de sub-20 do ano passado. 

O desafio de vídeo vai permitir que os treinadores solicitem a revisão de lances em quatro situações: golo, penálti, vermelho direto e cartão aplicado ao jogado errado.  

Cada treinador começa o encontro com dois pedidos. Na sequência, o árbitro principal irá até à cabine à beira do relvado para rever o lance. Tal como no VAR, o árbitro terá autonomia de manter ou mudar a decisão. O treinador não perde o seu pedido caso a decisão seja alterada pelo árbitro após revisão.