José Mourinho, treinador do Benfica - Foto Miguel Nunes
José Mourinho, treinador do Benfica - Foto Miguel Nunes

Mourinho confia em alterações com o Farense: entram Manu e muitos que «merecem uma oportunidade»

Treinador do Benfica fez a antevisão ao jogo do Benfica com o Farense; Banjaqui e Obrador estão convocados; Leandro Barreiro é baixa confirmada

José Mourinho, treinador do Benfica, fez a antevisão ao jogo com o Farense, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, e prometeu várias alterações no onze.

— Vai mudar peças na equipa?

— Vou mudar alguma coisa, nem muito nem pouco, porque cada vez mais confio em toda a gente, não é porque este ou aquele precisa de descansar. A exceção é o Leandro Barreiro (lesionado), que nem está nos convocados. Tenho confiança crescente em gente que tem tido menos tempo comigo e menos oportunidades. Os treinos não parecem treinos, parecem jogos, amanhã vamos mudar 3 ou 4, mas o ponto de partida é a confiança que aumenta em todos os jogadores.

— Manu pode ser uma dessas alterações?

— O Manu joga, o Enzo Barrenechea vai sentar-se ao meu lado. São jogadores com perfil parecido, jogam nas mesmas zonas, interpretam muito bem o jogo na fase defensiva e ofensiva. Não são muito explosivos, rápidos, mas têm uma leitura de jogo muito boa. São os dois fortes na bola parada. Enquanto não havia Manu estávamos um bocadinho limitados, agora com o Manu a crescer e a começar a aparecer, é otimo para nós, voltamos à máxima de dois jogadores por posição, o que nos dá estabilidade.

— Mais surpresas?

— Banjaqui. É o único que vai estar convocado para além dos que vieram de baixo e já jogaram. O Neto e o Freitas foram para o Funchal, jogam hoje. Quero tê-los comigo, mas também quero que joguem muito para o desenvolvimento, precisam de jogar, é um jogo de 1.ª Liga porque o Marítimo é uma equipa de Liga. Abrem porta a que gente que não sido seja convocada, o Obrador regressa e o Banjaqui vai ser convocado pela primeira vez.

Que onze vai apresentar?

— O Leandro amanhã está fora e segunda-feira vamos ver como chega. Amanhã o que não estiver em campo vai estar no banco. Não vamos facilitar, o que vamos mudar é dar a jogadores que merecem a oportunidade de jogar. Não é fazer descansar. O Otamendi vai jogar, há outros que não, os que não jogarem vão estar no banco. No outro jogo fiz 4 ao intervalo, espero amanhã não fazer nenhuma. É mais uma viagem. Quando houver outro sorteio tem de ir um mais sortudo...

— Vai mudar o sistema?

— Hoje em dia é complicado de analisar joga-se e constrói-se de diferentes modos, pressiona-se de diferentes maneiras. Mudar jogadores talvez seja mudar algumas coisas, é diferente o Aursnes numa ou outra ala ou o Schjelderup. O Farense também é importante neste contexto e temos de nos adaptar.