Benfica: Lukebakio avança para o onze e vai-se notar
«Ele profundizou, ganhou uns contra uns, apareceu na cara do guarda-redes, meteu uma bola no poste. Prefiro um jogador assim do que um que eu não consiga ver no jogo e às vezes há jogadores que jogam e chega-se ao fim e não se percebeu que eles jogaram. Ele não.» A frase é de José Mourinho e é sobre Dodi Lukebakio, logo a seguir à derrota com o Leverkusen, no início de novembro, no qual o belga fez oito remates sem conseguir marcar — um ao poste, três para defesas do guarda-redes adversários, dois para fora, dois intercetados.
Foi o penúltimo encontro do reforço de final de mercado antes de se lesionar ao serviço da seleção belga. Três meses depois, voltou a jogar, na terça-feira, entrando aos 80 minutos do duelo contra o Real Madrid (já tinha estado nos Açores, no jogo com o Santa Clara, na sexta-feira anterior, mas não saiu do banco). E amanhã, contra o Aves SAD, deve voltar ao onze, aproveitando a vaga criada na direita do ataque com o castigo de Prestianni, que cumpriu série de cinco cartões amarelos na Liga.
Mourinho tem outras opções: Sidny Lopes Cabral e Bruma são outros alas disponíveis, Sudakov já jogou na ala (mais à esquerda, mas poderia desviar Schjelderup para a direita), Aursnes também (mas tem sido indiscutível ao meio), até Rafa pode fazer o lugar, para não falar de miúdos como João Rego, Rodrigo Rêgo ou Gonçalo Moreira. Mas tudo indica que a escolha recairá em Lukebakio, cuja lesão, em novembro, levou o treinador a soltar «algumas lágrimas», como o próprio treinador admitiu mês e meio depois.
Velocidade elogiada
Do belga é difícil dizer que não se percebeu que jogou. A presença em campo nota-se, pela forma como arranca no um para um, sobretudo vindo da direita para o meio, ou pela disponibilidade para visar a baliza, mesmo que o aproveitamento não seja o melhor. Mourinho já admitiu que Lukebakio dá algo diferente à equipa. «Passámos muito tempo sem alas disponíveis, o que nos fez jogar de maneira diferente. Agora temos a velocidade do Rafa, que não tínhamos, temos a velocidade do Lukebakio», lembrou antes do jogo com o Real Madrid.
E essa velocidade pode ser arma não só para desmontar o Aves SAD como para o Bernabéu. Prestianni não está fora do jogo em Madrid — eventual castigo pelo alegado episódio de racismo com Vini Jr. nunca chegará antes —, mas é difícil imaginar que esteja em condições ideais para ir a jogo. E Lukebakio, antes da lesão, era imprescindível para Mourinho.