Dedic e Aursnes, lateral e médio do Benfica - Foto Imago
Dedic e Aursnes, lateral e médio do Benfica - Foto Imago

Dupla à direita para impulsionar o Benfica

Dedic e Aursnes devem representar argumento para bater o Sporting. Histórico dos dois juntos é positivo

Mourinho deve apostar, para o dérbi, num flanco direito formado por Dedic a lateral e o médio Aursnes na ala. Trata-se de uma fórmula já usada por Bruno Lage no arranque da temporada e que Mourinho recuperou nos últimos dois jogos, com bons resultados.

Sem Lukebakio, a recuperar de lesão, e sem outro extremo para a direita que permita esticar o jogo ofensivo, Mourinho volta a recorrer à velocidade e qualidade de Dedic. O técnico coloca Aursnes à frente para equilibrar a vertigem ofensiva do companheiro e garantir solidez no meio-campo, zona onde se espera uma batalha intensa.

A dupla DedicAursnes não é novidade e o desempenho tem sido positivo. Em 12 jogos iniciados juntos, a equipa somou nove vitórias, dois empates e uma derrota.

Lage começou a época com os dois no onze, período em que se viu a versão mais entusiasmante de Dedic. Após uma lesão que o limitou, Dedic também passou a adotar maior prudência defensiva quando Lukebakio entrou na equipa. Com Lage, e ainda sem o internacional belga, Dedic e Aursnes preencheram o flanco direito na Supertaça frente ao Sporting (1-0), dupla jornada com o Nice (2-0, na Luz e em França), com E. Amadora (1-0), Fenerbahçe (0-0 e 1-0), Tondela (3-0) e Alverca (2-1). Expulso frente ao Alverca, Dedic falhou o empate com o Santa Clara (1-1), resultado que contribuiu para a saída de Lage. Regressou frente ao Qarabag (2-3), que marcou, então, a despedida de Lage e a chegada de José Mourinho.

Sob o comando de Mourinho, Dedic e Aursnes voltaram a fazer dupla no 1-1 com o Rio Ave. Após a lesão de Lukebakio, voltaram a mostrar entendimento nas vitórias frente ao Ajax (2-0, em Amesterdão) e ao Nacional, na Madeira (2-1).

Mesmo que o posicionamento de Aursnes varie consoante a estratégia delineada por Mourinho para cada adversário, o treinador deverá manter a aposta nas combinações entre o norueguês e Dedic no jogo de hoje, frente ao Sporting.