Cristiano Ronaldo pode ajudar Otamendi no Mundial-2026
A Associação de Futebol Argentino iniciou conversações com a FIFA para tentar reduzir a sanção aplicada a Nicolás Otamendi, defesa-central do Benfica, que o impede de participar no jogo de estreia da Argentina no próximo Campeonato do Mundo, avança a ADN Radio.
A informação circula insistentemente em vários meios argentinos e diz respeito ao jogador de 37 anos, que foi expulso, com cartão vermelho direto, no último jogo da fase de qualificação sul-americana, frente ao Equador, a 10 de setembro. De acordo com os regulamentos da FIFA, esta expulsão implica uma suspensão automática para o primeiro encontro da fase final do Mundial.
As recentes informações de que o Comité Disciplinar da FIFA permitiria a Cristiano Ronaldo jogar a primeira partida por Portugal no Mundial reacenderam, todavia, a esperança na Argentina. O castigo imposto ao avançado português, após um cartão vermelho visto contra a República da Irlanda, abriu um precedente que a AFA pretende agora explorar junto do organismo liderado por Gianni Infantino.
De acordo com o portal Doble Amarilla, a federação argentina está a negociar com a FIFA para que a sanção de Otamendi seja reduzida, permitindo-lhe assim alinhar no primeiro jogo da Argentina no Mundial-2026.
A eventual amnistia estaria, consideram os argentinos, ao mesmo nível da decisão em relação a Cristiano Ronaldo, que estaria a lidar com castigo de três jogos de suspensão, definido pelo Comité Disciplinar da FIFA, mas na prática com a obrigação de cumprir apenas um, ficando os outros dois em pena suspensa. Ora, tendo estado castigado contra a Arménia, no Mundial não há impedimento para jogar.
Otamendi, pretende a Argentina, ficaria sob observação do Comité Disciplinar e, caso não cometesse uma infração de gravidade semelhante à que originou a expulsão, o castigo de um jogo seria anulado, ficando apto para a estreia no torneio. O central benfiquista, recorde-se, derrubou o avançado equatoriano Enner Valencia quando este seguia isolado para a baliza.