Ronaldo foi expulso frente à Irlanda (Foto: IMAGO)
Ronaldo foi expulso frente à Irlanda (Foto: IMAGO)

Já é conhecido o castigo de Cristiano Ronaldo

Comité disciplinar da FIFA já decidiu as consequências do cartão vermelho que o capitão da equipa das Quinas recebeu na Irlanda

Cristiano Ronaldo pode estar presente na estreia de Portugal no Mundial, mas mantém-se sob alçada disciplinar.

Ao que A BOLA apurou, o Comité Disciplinar da FIFA decidiu punir o capitão da Seleção Nacional com três jogos de castigo devido ao cartão vermelho que recebeu na derrota lusa na República da Irlanda (0-2), a 13 de novembro, mas dois deles serão com pena suspensa — ou seja, só terão de ser cumpridos caso CR7 cometa nova infração semelhante no próximo ano.

O jogo de castigo obrigatório já foi cumprido diante da Arménia (9-0), pelo que Ronaldo fica, assim, disponível à partida para o primeiro jogo do Mundial.

Cristiano Ronaldo viu o cartão vermelho no penúltimo jogo de Portugal na qualificação para o Mundial, ao atingir O'Shea com uma cotovelada.

Os regulamentos da FIFA, concretamente o capítulo 2, artigo 14(i) do código disciplinar, determina que os jogadores serão suspensos «pelo menos três jogos ou um período apropriado de tempo por agressão, incluindo cotoveladas, socos, pontapés, mordidelas, cuspidelas ou atingir [de outra forma] um adversário».

Ronaldo acaba por ter realmente o castigo de três jogos, mas com dois de pena suspensa durante um ano poderá estar no arranque do Mundial.