João Rodrigues tenta escapar à marcação de Bruno di Benedetto (foto Sigma Sports)

Benfica bate Oliveirense e haverá dérbi na final da Elite Cup!

Encarnados impõe-se por 3-2 em jogo emocionante e defendem o título nesta competição no domingo frente ao arquirrival, que venceu o FC Porto (2-1) na outra meia-final

O Pavilhão Multiusos de Odivelas foi palco de uma meia-final de cortar a respiração! O Benfica garantiu este sábado um lugar na final da Elite Cup ao vencer a UD Oliveirense por 3-2, num jogo intenso e cheio de reviravoltas. Com este triunfo, as águias vão agora defrontar o rival Sporting na grande final, marcada para o dia 28 de setembro.

Apesar da vitória encarnada, foi a Oliveirense quem entrou com tudo. Logo aos 4 minutos, Franco Platero apareceu no sítio certo para finalizar um passe milimétrico de Lucas Martínez e abrir o marcador. 1-0 para a equipa de Oliveira de Azeméis, que parecia querer mandar no jogo desde cedo.

Mas o Benfica não demorou a responder. E com classe. Aos 8 minutos, Roberto Di Benedetto, com uma finalização digna de craque, restabeleceu a igualdade e levantou a torcida encarnada nas bancadas. Um verdadeiro momento de magia do internacional francês.

A reviravolta chegou ainda na primeira parte: Nil Roca, com uma stickada poderosa de meia distância, aproveitou uma saída infeliz de Bernardo Mendes e fez o 2-1. O Benfica virava o jogo com personalidade!

Já na etapa complementar, mais emoção. Aos 27 minutos, Gonçalo Pinto mostrou frieza e técnica ao rodar sobre o adversário e disparar para o fundo das redes. 3-1 para os encarnados, que começavam a ver a final mais perto.

A Oliveirense ainda reduziu por intermédio de Joan Galbas, mas o esforço não foi suficiente para travar a equipa de Nuno Resende, que controlou os minutos finais e segurou a vantagem.

Com este resultado, o Benfica segue firme na defesa do título, que já conquistou nas edições de 2023 e 2024. Agora, vem aí o clássico frente ao Sporting — uma final que promete emoção, rivalidade e hóquei do mais alto nível.

Edu Castro: «Fomos competitivos»

O treinador do Benfica, Edu Castro, fez a análise do jogo: «As duas equipas estiveram focadas e foram competitivas, foi intenso, acabou 3-2, mostra o quão competitivo foi. A Oliveirense tem fantástica equipa e competimos bem. É isso que queremos fazer esta temporada, ser competitivos. Temos de estar concentrados e intensos em todos os jogos, sair rápido nas transições. Com o Sporting temos de fazer tudo isso e continuar a ser competitivos como fomos nos dois últimos jogos»

Nuno Resende: «Criámos dificuldades ao Benfica»

O treinador da Oliveirense gostou da exibição e atitude da sua equipa, apesar da derrota: «Entramos muito bem no jogo, a mandar. Fizemos o golo e estávamos por cima. Mas o Benfica foi feliz na forma como fez o primeiro golo. Depois falhamos um penálti e um livre direto, creio que esses lances podiam ter sido decisivos se tivessem sido concretizados. Mostramos que podemos criar dificuldades, que conseguimos bater de frente com os grandes. Fizemos aqui dois bons jogos, fiquei bastante satisfeito. Temos de ser melhores que o ano passado na fase regular, estar sempre ao máximo para chegar bem ao play-off. Vamos lutar pelo melhor em todas as competições. Temos uma margem de crescimento bastante grande, fizemos boas contratações. É difícil porque é um trabalho novo que estamos a fazer, mas desafiante. Saio daqui triste por não conseguir chegar à final, mas consciente que fizemos um trabalho sério e com brio.»