Oktoberfest - Foto: IMAGO

Bayern Munique diz adeus ao Oktoberfest por conta da FIFA

Alterações nas datas FIFA, a partir de 2026, impossibilitam a habitual presença dos jogadores e do clube na festa bávara

O Oktoberfest, a celebração da cerveja na Baviera, começa hoje em Munique. Para a maioria dos jogadores do Bayern, será a última vez em que poderão participar, pelo menos nos próximos anos.

É uma tradição para o Bayern visitar o Oktoberfest. Este ano, a festa decorre entre 20 de setembro e 5 de outubro, em Munique, e a direção, a equipa técnica, os jogadores e as suas esposas voltarão a vestir trajes bávaros e a desfrutar juntos de algumas canecas de cerveja na tenda XXL especialmente montada em Theresienwiese.

No entanto, a partir de 2026, pelo menos até 2030, a situação muda radicalmente, devido às alterações introduzidas pela FIFA no calendário internacional. O organismo mundial reduziu os períodos dedicados às seleções nacionais no outono, de três, como são atualmente, para apenas dois. Menos, mas mais longos, de 16 dias cada, em setembro e outubro.

Consequentemente, as datas em que os jogos das seleções estão agendados coincidem com o período do Oktoberfest, o que significa que, estando a maioria envolvida nas suas seleções, os jogadores já não poderão honrar a tradicional celebração.

Max Eberl, diretor desportivo do Bayern (IMAGO / MIS)

Max Eberl lamenta a «perda de uma tradição»

O diretor desportivo Max Eberl expressou recentemente a sua compreensão pelas mudanças, mas, ao mesmo tempo, sublinhou que se perde uma tradição. «Os dias de Oktoberfest em que o Bayern joga em casa são sempre uma festa em Munique. Sei disso muito bem porque cresci aqui», lembrou.

«Apoiei o FC Bayern desde tenra idade e estive presente num ou dois jogos do Oktoberfest. Do ponto de vista desportivo, a reforma tem vantagens, mas, claro, perde-se uma parte da tradição bávara, algo que muitos adeptos do Bayern lamentam, com razão», declarou Eberl.

O treinador Vincent Kompany referiu-se, por sua vez, à edição deste ano da celebração, na qual as estrelas do campeão alemão não faltarão: «Quer seja Oktoberfest ou não, a vida não pode mudar para nós se quisermos jogar bem. Claro, há um sentimento especial em Munique nesta altura, todos o sentimos! Mas também confio nestes momentos. Os jogadores já não são crianças, alguns deles até já têm os seus próprios filhos – sabem como se comportar.»