Kasper Hjulmand
Kasper Hjulmand - Foto: IMAGO

Bayer já tem substituto para Erik ten Hag

O dinamarquês Kasper Hjulmand vai assumir o comando do Bayer 04 Leverkusen, da Bundesliga, sucedendo a Erik ten Hag, que deixou a equipa após apenas três jogos oficiais; adversário do Benfica na Liga dos Campeões

O Bayer Leverkusen, adversário do Benfica na UEFA Champions League, chegou a um acordo com Kasper Hjulmand para ser o novo treinador da equipa, com contrato até 2027. O treinador de 53 anos estava sem clube depois de ter liderado a seleção dinamarquesa entre 2020 e 2024.

No Campeonato da Europa de 2020, Hjulmand levou a Dinamarca até às meias-finais. Deixou o cargo após a derrota contra a Alemanha no Campeonato Europeu do ano passado.

Hjulmand já treinou na Bundesliga, tendo estado no comando técnico do 1. FSV Mainz 05 na época 2014/15. O Leverkusen soma um ponto após duas jornadas do campeonato e ocupa a 12.ª posição.

«Sempre considerei o Bayer um clube muito bem gerido, bem estruturado e altamente ambicioso. Esta impressão confirmou-se nos últimos dias», explica o técnico de 53 anos. «É uma honra receber a confiança para treinar uma equipa como esta. A tarefa motiva-me muito, depois de grandes sucessos no passado, agora com jogadores experientes e novos e empolgantes, para moldar o futuro do Bayer 04 Leverkusen», declarou o treinador ao site do clube.

«Estamos muito felizes com a contratação de Kasper Hjulmand, cujo trabalho acompanhamos de perto por um longo período», destacou Simon Rolfes, diretor executivo e desportivo. «Durante vários anos, o adjunto dele na seleção dinamarquesa, Ismael Camenforte, trabalhou paralelamente aqui connosco, até foi Hjulmand quem o recomendou. Por isso, conhecemos em detalhes sua metodologia de treino dentro do clube e ele também passou a conhecer muito bem o Bayer 04 nesses últimos anos. Agora, Hjulmand vai implementar novamente um estilo de jogo claro e dominante com a nossa equipa. Ele é a pessoa certa para transformar o clube», acrescentou.

Ten Hag fez apenas três jogos oficiais, um para a Taça e dois para a Bundesliga.A época começou com vitória na Taça, 4-0 ao Grossaspach –, mas os vice-campeões ainda não ganharam para o campeonato.Na primeira jornada perderam em casa com o Hoffenheim (1-2), mesmo tendo começado a ganhar nos primeiros minutos, e, este sábado, voltaram a perder pontos: desperdiçaram uma vantagem de dois golos num 11 contra 10 em Bremen e sofreram o golo da igualdade, 3-3, na compensação.

Hjulmand deverá estrear-se à frente da equipa na terceira jornada da Bundesliga, dia 12, frente ao Eintracht Frankurt.

(em atualização)