O Palau Blaugrana é a casa das modalidades do Barcelona
O Palau Blaugrana é a casa das modalidades do Barcelona

Barcelona rejeita pedido de equipa israelita

Hapoel Jerusalém pediu para se treinar nas instalações dos catalães, mas levou uma nega

Ainda com as recorrentes manifestações anti-Israel que marcara a Vuelta bem presentes, volta a ser notícia em Espanha um boicote como protesto pelo genocídio que se prolonga há vários meses na Faixa de Gaza.

De acordo com vários órgãos de comunicação espanhóis, o Barcelona terá rejeitado um pedido do Hapoel Jerusalém para utilizar as instalações do clube catalão.

A solicitação foi feita pela equipa israelita de basquetebol, que na próxima quarta-feira joga na Catalunha, frente ao Baxi Manresa, em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Eurocup.

De acordo com fontes ouvidas pela agência EFE, os responsáveis do Barcelona justificaram a nega com «razões de segurança», tendo em conta os movimentos que existem de oposição a representantes israelitas.

De resto, o jogo é considerado de alto risco, tal como o do Hapoel Telaviv, que no mesmo dia joga em Valência, em partida da Euroliga, havendo protestos marcados para as imediações dos palcos dos dois jogos.

Recorde-se que a Espanha foi dos primeiros países da União Europeia a reconhecer o Estado da Palestina, em 2024, quase um ano antes de países como Portugal ou França o fazerem, e o Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez já sugeriu várias vezes a exclusão das equipas israelitas de competições desportivas, à semelhança do que aconteceu com as equipas russas, após a invasão da Ucrânia.