Bárbara Timo tornou a subir ao pódio no Circuito Europeu Fotografia IJF

Bárbara de prata e Kvantidze de bronze em Varsóvia

Seleção Nacional assegurou dois pódios no primeiro dia do Open Europeu polaco, segunda etapa do Circuito Europeu. Olímpica do Benfica arranca novo ciclo para os Jogos de Los Angeles2028 nos -70 kg

Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de prata no Open Europeu de Varsóvia, no que foi um regresso à categoria de -70 kg, na sua primeira competição internacional de 2025.

Timo, que tinha transitado a seguir aos Jogos de Tóquio2020, em 2021, de -70 kg para -63 kg, optou por regressar a uma categoria que bem conhece, em que também alcançou grande êxitos, e sem a difícil luta com o corpo, na exigência de perda de peso.

Na Polónia, a judoca olímpica do Benfica, vice-campeã mundial em Tóquio 2019 e bronze europeu Lisboa 2021 (-70 kg), bem como bronze mundial em Tashkent 2022 (-63 kg), viu-se obrigada a partir detrás e quando ainda não tem ranking nos lugares mais acima, por ausência de competição.

Dificuldades que não a impediram de ter um bom desempenho em Varsóvia, ainda à procura de ritmo, mas com capacidade para vencer quatro oponentes até à final: a belga Maxine Heyns, a ucraniana Anna Oliinyk-Korniiko, a checa Julie Zarybnicka e a britânica Kelly Pollard (20.ª, segunda favorita).

Na final, diante da alemã Dena Pohl, a Bárbara foi surpreendida com uma projeção para ippon, aos 1.33m.

Também em femininos, no mesmo peso, a campeã nacional Joana Crisóstomo terminou em 7.º lugar, com duas vitórias e duas derrotas, e Margarida Brás, em -63 kg, perdeu ao segundo combate que realizou.

Em masculinos, Portugal voltou a subir ao pódio por intermédio de Otari Kvantidze, com o judoca do Sporting a conquistar a medalha de bronze em -73 kg, numa categoria muito concorrida, em que venceu cinco de seis combates.

Na decisiva luta pelo bronze, bateu o cazaque Ykylas Alseit, num combate em que segurou cedo uma vantagem de yuko.

Kainan Pires, também em -73 kg, perdeu ao segundo combate, bem como Miguel Gago, em -66 kg, enquanto Bernardo Fernandes (-60 kg) foi derrotado na estreia.

Domingo, a seleção portuguesa ainda terá em prova Raquel Brito (-52 kg), Raquel Brás (-57 kg), Pedro Lima (-90 kg) e Diogo Chantre (-100 kg).