Pogacar e Ayuso antes do Tour da polémica este ano

Ayuso avisa: «Não dependo de Pogacar, não me interessa se vai ou não ao Giro»

Juan Ayuso, companheiro de equipa do esloveno, garante que as desavenças estão sanadas mas não dá tréguas ao vencedor a 'Pogi' e diz que o que ele faz «não é normal»

Sem papas na língua, o espanhol Juan Ayuso apresentou-se no Media Day da equipa Emirates. Tadej Pogacar saiu por uma porta e 10 minutos depois entrou o seu companheiro de equipa. Antes da conferência de imprensa foram treinar em grupos separados e o calendário do próximo ano da UAE Team Emirates também não prevê grandes convivências entre Ayuso e Pogacar.

O corredor de Alicante vai estrear-se no Giro, quarta Grande Volta da sua carreira - depois de Vuelta 2022 e 2023 e Tour 2024 - onde não está prevista a participação do esloveno. «É o meu grande objetivo, além do Mundial e dos Europeus. Não dependo de Pogacar, se vai ou não ao Giro. Se for, vamos os dois», desafiou o ciclista de 22 anos.

Para ele tudo parece mais fácil do que para nós, não vou mentir, Pogacar é o melhor ciclista do Mundo e o que ele faz em cima da bicicleta não é normal

Ayuso abandonou o Tour, alegadamente doente, mas todos os meios relataram o mau estar entre o espanhol e Pogacar, quando Ayuso não terá querido trabalhar para a estrela da equipa. «Depois do Tour, do qual saí antecipdamente, estivemos algum tempo sem nos encontrarmos e no Canadá, quando voltámos a estar juntos, falei com ele em privado para deixar claras as coisas que se tinham dito na imprensa e as que eram verdade», disse ao Relevo. «Ele sabia, entendeu e disse uma série de coisas que gostei muito de ouvir. Afinal, para Tadej tudo parece mais fácil do que para nós», acrescentou.

«É o melhor ciclista do Mundo e, para quê mentir, não é normal o que faz sentado numa bicicleta. De vez em quando os meus amigos fazem-me perguntas e digo-lhes que o que faz não ao alcance de mais ninguém», rematou.